TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario De Ciencias Sociais

Monografias: Questionario De Ciencias Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTIONÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

1- O que entendes por ciências social?

R: Eu entendo que a Ciências Sociais é um ramo da ciência, distinto das humanidades, que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Isso inclui antropologia, biblioteca da economia, estudos da comunicação, economia, marketing , administração, arqueologia, contabilidade, geografia humana, história, linguística, ciência política, estatística, psicologia social, direito, filosofia social, sociologia e serviço social.

2- Qual é a evolução dos países africano dos palopes?

R:Eu entendo que a evolução dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (acrónimo PALOP) é a expressão usada como referência aos países africanos que, tendo sido colónias portuguesas, adoptaram depois da sua independência a língua portuguesa como oficial.

Estes países vêm firmando protocolos de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento com vários países e organizações nos campos da cultura, educação, economia, diplomacia e preservação da língua portuguesa. Um exemplo é o Projeto Apoio ao Desenvolvimento do Sistema Judiciário co-financiando pelo governo português.1

Está em processo de estudo e discussão para a criação do "Escudo PFL" uma moeda única para esses países e Timor-Leste, o único país lusófono da Ásia, que desde 1999 adota o dólar estadunidense como sua moeda oficial.2 Escudo era o nome da moeda de Portugal entre 1911 e 2002, a sigla "PFL" seria o acrónimo de "Pacto Financeiro Lusófono".

3- Qual é a evolução de África em termos cientifico?

R: A África * tem uma história. Já foi o tempo em que nos mapas-múndi e postulámos, sobre grandes espaços, representando esse continente então marginal e servil, havia uma frase lapidar que resumia o conhecimento dos sábios a respeito dele e que, no fundo, soava também como um álibi: "Ibi sunt leones". Aí existem leões. Depois dos leões, foram descobertas as minas, grandes fontes de lucro, e as "tribos indígenas" que eram suas proprietárias, mas que foram incorporadas às minas como propriedades das nações colonizadoras. Mais tarde, depois das tribos indígenas, chegou a vez dos povos impacientes com opressão, cujos pulsos já batiam no ritmo febril das lutas pela liberdade.

Com efeito, a história da África, como a de toda a humanidade, é a história de uma tomada de consciência. Nesse sentido, a história da África deve ser reescrita. E isso porque, até o presente momento, ela foi mascarada, camuflada, desfigurada, mutilada. Pela "força das circunstâncias", ou seja, pela ignorância e pelo interesse. Abatido por vários séculos de opressão, esse continente presenciou gerações de viajantes, de traficantes de escravos, de exploradores, de missionários, de procônsules, de sábios de todo tipo, que acabaram por fixar sua imagem no cenário da miséria, da barbárie, da irresponsabilidade e do caos. Essa imagem foi projetada e extrapolada ao infinito ao longo do tempo, passando a justificar tanto o presente quanto o futuro.

4- Que programa de reflexão que no século XVII e século XIX neste África ?

R: A História colonial portuguesa Entre os séculos XVII e XIX é dominada pelo tráfico de escravos ultramarino. A preocupação Com os aspectos quantitativos desse tráfico deu lugar nos últimos anos à tentativa De abordagem mais ampla, em termos Tanto geográficos como sociais.

Tal tendência exemplifica-se no estudo pioneiro A partilha da África, cujo processo se inicia no final do século XIX, não foi a causa mas a consequência da incorporação do continente africano ao sistema económico mundial ou economia mundo capitalista. Pode-se considerar que esta incorporalção começou no meio do século XVIII, quando se deu a intensificação do tráfico de escravos, e marcou uma mudança fundamental na economia africana. (Wallerstein, 2010:27) Antes de 1750, as relações comerciais da África com o restodo mundo tinham

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com