TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário De Ciencias Sociais

Artigos Científicos: Questionário De Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  2.112 Visualizações

Página 1 de 9

QUESTIONÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS- SOCIOLOGIA PARTE 1 20/11/2012

1-que é cultura? ( Segundo Dias apu Tylor)

“Cultura “ : conjunto de conhecimentos que inclui, crença,relações, arte, moral, direito, costume, idéias, valores, formas de poder, instituições sociais, conhecimentos científicos e técnicos, instrumentos de trabalho, tipos de vestuário, alimentação, construções, animais domésticos, plantas desenvolvidas e aperfeiçoadas pelo homem e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade,linguagens cuja interpretação tem sua história.

2- Como adquirimos cultura?

A cultura é transmitida por herança social.

Exemplo: Professar uma determinada religião, falar uma língua, ter moral que nos fez ter visão do que é considerado certo ou errado em nossa sociedade, comer feijão com arroz, estabelecermos o que deve ser feito pelo homem ou pela mulher, gostarmos de determinado estilo musical, julgarmos o que é belo e feio, etc.

3- Como adquirimos a socialização?

Herdamos através do aprendizado, o patrimônio cultural de nossa sociedade. Somos socializados pela família, grupos de amigos, mídia, grupos profissionais, religiosos e outros.

Exemplo: Sou brasileiro, gosto de samba, futebol, meu prato preferido é feijoada, mas, se logo ao nascer, fosse levado para outro país, seria um indivíduo completamente diferente, com outros hábitos culturais e percepções.Minha herança biológica seria brasileira, mas culturalmente eu seria outra pessoa.

Obs: A criança está apta ao nascer e ser socializada em qualquer cultura existente. Esta amplitude de possibilidades, entretanto, será limitada pelo contexto real e específico onde de fato ela crescer.”

4- O que a cultura determina?

A cultura determina a forma como os membros de uma determinada sociedade enxergam o mundo.

5- Por que temos visões diferentes de mundo?

Porque existem diferentes culturas, uma grande diversidade cultural nas diferentes sociedades existentes.

Ex: imaginem o que um indiano sente quando presencia um ocidental comendo carne bovina, animal sagrado por eles; ou uma mulher ocidental, ao visitar um país islâmico, ter que usar véu e não freqüentar lugares reservados apenas para homens.

6- O que é etnocentrismo?

É a tendência de utilizar padrões culturais da sua própria cultura para julgar outras normalmente consideradas inferiores.

Ex: O Nazismo, com sua idéia de superioridade ariana e a pregação do extermínio de inferiores , no caso, os judeus e outros povos.

7- O que o etnocentrismo nos legou?

Esta postura nos legou genocídios e atrocidades como os campos de concentração, limpezas étnicas e preconceitos de toda ordem .

8- Onde mais podemos registrar a presença do etnocentrismo?

No interior de uma determinada sociedade, o etnocentrismo está presente quando, por exemplo, comparamos diferentes regiões do país e seus aspectos culturais e percebemos a tendência de se considerar uma determinada área superior à outra, tanto do ponto de vista econômico quanto do cultural.

9- O que defende o relativismo cultural?

A postura relativista defende que nenhuma sociedade e sua cultura pode servir de parâmetro para julgamento de outras. Cada cultura deve ser julgada dentro de seu contexto cultura.

10- A quem afeta o Problema da Desigualdade?

Afeta aos que sofrem diretamente com ela. Aos que têm menos renda, escolaridade, oportunidades no mercado, status, etc.

11- Em que outro cenário os efeitos da desigualdade aparecem?

Em um cenário social degradado e comprometido de forma geral, em termos de saúde pública, violência, deterioração ambiental e cultural.

12- Para que foi criado o Banco Mundial?

Para fazer financiamento do desenvolvimento social e econômico.

13- Qual a principal missão do Brasil, sendo um dos 183 países membros do Banco mundial?

A redução da pobreza no mundo em desenvolvimento.

14- Que movimento surgiu após a segunda guerra e qual a sua finalidade?

Surgiu um intenso movimento civilizatório em direção a uma reestruturação mundial que garantisse “as condições necessárias ao progresso social e melhorias nas condições de vida”

( CARTA DA ONU, 1945 ).

15- O que fez a ONU a partir daí?

A ONU veio estruturando e aparelhando várias de suas agências no combate às desigualdades, com destaque especial para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ( PNUD), o UNICEF (fundo para as crianças) e a UNESCO ( fundo para ciência, educação e cultura).

16- Como é julgada a igualdade?

Comparando-se aspectos específicos de pessoas ( renda, riqueza, felicidade, liberdade, oportunidades, direitos, satisfação de necessidades) com o mesmo aspecto de outra pessoa.

17- Como são identificados os quatro tipos de julgamentos sobre igualdade e desigualdade?

1) TURNER DE IGUALDADE

a- Igualdade ontológica entre pessoas, normalmente associada a sistemas morais ou religiosos, especialmente o cristianismo tradicional.

b- igualdade de oportunidade: o acesso a importantes instituições sociais é aberto a todos, com base em critérios universalistas – meritocracia, talento individual, empenho.

c- igualdade de condições: indivíduos possuem mesmos estoques de capital (econômico, cultural e social), dentro da convicção de que todos os competidores na corrida pelos benefícios sociais devem começar do mesmo ponto e com as mesmas vantagens.

d- Igualdade de resultado, quer dizer, transformação de desigualdades no ponto de partida em igualdades na conclusão. Aqui temos os graus sociais de discriminação positiva que, através de legislação ou outro meio similar, buscam garantir resultados. Ex: políticas de ação afirmativa, através de cotas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com