TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Sociais / Questionário

Trabalho Universitário: Ciências Sociais / Questionário. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 2

Sociologia, termo que é definido como estudo da vida social, dos grupos e da sociedade, tem como objeto de estudo o comportamento dos indivíduos como seres sociais, surge no contexto histórico de grandes revoluções como a Revolução Francesa e Industrial. Tais revoluções mudaram os modos de vida da população abrindo espaço para o estudo da mesma. Para deixar claro o objetivo dessa ciência social, Giddens usa um exemplo de um simples ato como o de tomar uma xicara de café para debater a partir do ponto de vista sociológico, esse debate traz reflexões como: de o café ter um valor simbólico, de ser um estimulante e de ate mesmo ser um fator que ajuda na interação social.

É possível perceber, que é trabalho da sociologia não só investigar a sociedade como um todo, mais também investigar a individualidade (pois é o conjunto de escolhas individuais que modelam a sociedade). É preciso notar também que as pessoas seguem padrões da sociedade, seja por medo de punição, rejeição ou mesmoincompreensão.

O papel da sociologia em nossas vidas vai além da compreensão da realidade do próximo, ou da ajuda pratica na avaliação de resultados de iniciativas politicas, mas sim visa uma autocompreensão para que possamos ser capazes de influencia nosso futuro.

Outro fator que deixa a sociologia em si um pouco confusa é a diversidade de abordagens, retirando a ideias de que a disciplina tem um corpo de ideias que todos concordam.

Augusto Comte inventor do termo “sociologia” tinha uma visão da ciência positiva, na qual acreditava que baseada na experiência, na observação era possível inferir leis que explicavam o comportamento da sociedade. Além de inferir a Lei dos três estágios (teológico, metafisico e positivo), ele propôs que fosse adotado uma “religião” na qual abandonaria os dogmas em favor do cientifico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com