TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Hobbes

Pesquisas Acadêmicas: Questionario Hobbes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 4

1 – O Rei está acima da lei. A igualdade entre os homens, na visão de Hobbes, gera ambição, descontentamento e guerra: ‘’ Se dois homens desejam a mesma coisa [...] eles se tornam inimigos’’. Todos seriam livres e iguais para buscarem o lucro, a segurança e a reputação. A paz somente seria possível quando todos renunciassem a liberdade que têm sobre si mesmos. Dessa forma, tal situação seria propícia para uma luta de todos contra todos pelo desejo do reconhecimento, pela busca da preservação da vida e da realização daquilo que o homem (juiz das suas ações) deseja.

2 – Durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comumcapaz de os manter a todos em respeito, eles se encontram naquela condição a que se chama guerra; e umaguerra que é de todos os homens contra todos os homens. Pois a guerra não consiste apenas na batalha, ou noato de lutar, mas naquele lapso de tempo durante o qual a vontade de travar batalha é suficientementeconhecida. Portanto a noção de tempo deve ser levada em conta quanto à natureza da guerra, do mesmo modoque quanto à natureza do clima. Porque tal como a natureza do mau tempo não consiste em dois ou trêschuviscos, mas numa tendência para chover que dura vários dias seguidos, assim também a natureza da guerranão consiste na luta real, mas na conhecida disposição para tal, durante todo o tempo em que não há garantiado contrário. Todo o tempo restante é de paz. Estado de Natureza e Estado de Guerra, para Hobbes, se associam. Segundo Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las (os homens são maus por natureza) que se impõe do outro pela força, bem quando se dá a disputa, a competição e a obtenção de algum bem. O convívio entre os homens não é de boa vontade nem agradável, cria-se, então, pelo Estado, um Contrato Social, que inviabiliza o poder ilimitado (todos tem o direito sobre todos).

3 – Todo homem deve esforçar-se para que a paz exista e seja mantida, desde que haja expectativas reais de consegui-la, ou seja, para que haja a conciliação, os homens devem concordar conjuntamente em renunciar ao direito de natureza. Entretanto, a Sociedade Política (Estado) é a única alternativa que a razão mostra existir ao Estado de Guerra.

4 –Segunda Lei de Natureza: Para que haja a paz e a segurança, os homens devem concordar conjuntamente em renunciar ao direito de natureza (uso individual e privado da força). Todos renunciam simultaneamente. Ao renunciar, os homens transferem esse direito para outra pessoa externa ao pacto (Estado).

5 - Abandona-se um direito simplesmente renunciando a ele, ou transferindo-o para outrem. Simplesmente renunciando, quando não importa em favor, de quem irá redundar o respectivo beneficio. Transferindo-o, quando com isso se pretende beneficiar uma determinada pessoa ou pessoas. Quando de qualquer destas maneiras alguém abandonou ou adjudicou seu direito, diz-se que fica obrigado ou forçado a não impedir àqueles a quem esse direito foi abandonado ou adjudicado o respectivo beneficio, e que deve, e é seu dever, não tornar nulo esse seu próprio ato voluntário; e que tal impedimento é injustiça e injúria, dado que é sinejure, pois se transferiu ou se renunciou ao direito. De modo que a injúria ou injustiça, nas controvérsias do mundo, é de certo modo semelhante àquilo que nas disputas das Escolas se chama absurdo. Porque tal como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com