TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário De Ciências Sociais - Admnistração UNIP

Pesquisas Acadêmicas: Questionário De Ciências Sociais - Admnistração UNIP. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  1.725 Visualizações

Página 1 de 7

CIÊNCIAS SOCIAIS

QUESTIONÁRIO I

Pergunta 1

1. A Sociologia é uma ciência que surge e se desenvolve juntamente com o desenvolvimento do capitalismo e procura compreender os problemas sociais gerados por este sistema. Considere as afirmativas a seguir:

I - A Sociologia surgiu com a Revolução Industrial e buscou compreender as transformações sociais provocadas pela formação da classe operária e pelo crescente processo de industrialização.

II - A Sociologia surge de um movimento de ruptura com os métodos utilizados pelas ciências naturais e procurou compreender as permanências dos valores feudais na sociedade contemporânea.

III - A Sociologia surgiu em um contexto social marcado pelo cientificismo e pela crença do poder exclusivo da razão para compreender a realidade.

IV - A Sociologia surgiu como reconhecimento da teologia como força explicativa dos problemas sociais como a miserabilidade nas áreas urbanas.

Estão corretas as afirmativas:

a. I e III

b. II e III

c. II e IV

d. I, II e IV

e. I, III e IV

Pergunta 2

1. O Renascimento foi um movimento artístico e filosófico vivido pela Europa no século XVI. Foi o ambiente no qual Maquiavel escreveu “O Príncipe”, considerada obra fundamental para a análise das relações políticas no mundo moderno.

“Não há outro meio de guardar-se da adulação, a não ser fazendo com que os homens entendam que não te ofendem dizendo a verdade; mas quando todos podem dizer te a verdade, passam a faltar-te com a reverência.” (“O Príncipe”, Maquiavel)

A autoridade política do governante é vista por Maquiavel como:

a. As formas do poder político variam conforme sejam exercidas por representantes do povo ou por membros da aristocracia.

b. É necessário e vantajoso que tanto o príncipe como o súdito exerçam alternadamente a autoridade do governante.

c. Tanto o governante como o governado, para bem compreenderem o exercício do poder, devem se restringir a seus respectivos papéis.

d. O poder político deve ser analisado tanto do ponto de vista de quem o exerce quanto do de quem a ele está submetido.

e. Um pensador, ao contrário do que ocorre com um cartógrafo, não precisa mudar de perspectiva para situar posições complementares.

Pergunta 3

1. “A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações, como, por exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica etc.” (MARTINS. “O que é Sociologia”. São Paulo: Brasiliense, 1992) .

A partir do fragmento anterior, qual a função da Sociologia?

a. Investigar os problemas sociais para contribuir para que o parlamento tenha posições políticas isentas.

b. Investigar os problemas sociais tendo como referência as explicações religiosas.

c. Investigar e analisar as condições de vida da classe dominante.

d. Investigar os problemas sociais a partir de pesquisas científicas.

e. Investigar os problemas sociais para participar das discussões políticas

Pergunta 4

1. “(...) A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores.” (MARX, K. e ENGELS, F. “Manifesto Comunista”. 1848)

A partir da ideia de classe social definida por Karl Marx, pode-se afirmar que:

a. Na sociedade feudal, as classes ficam mais definidas devido à extrema exploração dos senhores sobre os seus servos e sua impossibilidade de deter a posse das terras.

b. No mundo moderno, as classes alcançam um maior grau de diferenciação e conseguem definir seus papéis sociais buscando uma maior integração entre si.

c. Na sociedade capitalista, as classes fundamentais se diferenciam mais claramente e a consciência de classe se desenvolve de maneira mais completa, por isso somente os trabalhadores poderão ser agentes de sua emancipação.

d. Nas sociedades antigas, as classes são definidas de acordo com os costumes comunais, ficando as lideranças dos grupos para aqueles que detiverem poderes sagrados.

e. Na sociedade capitalista há uma grande força moral que une os homens em virtude da interdependência que cada um possui em relação ao trabalho do outro.

Pergunta 5

1. “Um levantamento inédito do governo federal mostra que quase 98% dos casos de assassinatos no campo do Pará ocorridos nos últimos dez anos ficaram impunes.

Foram analisadas 180 situações que resultaram em 219 mortes no Estado, entre 2001 e 2010. Apenas quatro (2,2%) delas geraram boletins de ocorrência, inquéritos policiais, denúncias de promotorias, processos judiciais e, por fim, alguma condenação.

Outros três casos chegaram a ser julgados, mas os réus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com