TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Sobre Mercado De Capitais

Monografias: Questionário Sobre Mercado De Capitais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM – UNIDADE 5

Responda as questões abaixo:

1)O que é o Sistema Financeiro Nacional?

Segundo Pinheiro ( 2008) , o sistema Financeiro Brasileiro pode ser entendido como o conjunto de instrumentos , mecanismos e instituições que asseguram a canalização da poupança para o investimento, ou seja, dos setores que possuem financeiros superavitários para os que desejam ou necessitam de recursos (deficitários).

2)Qual a função do subsistema normativo?

Tem a função de regular e controlar o subsistema operativo através de normas legais expedidas pela autoridade monetária.

3)Qual a função do subsistema operativo?

Tem como função operacionalizar a transferência de recursos entre fornecedores de fundos e os tomadores de recursos, a partir das regras, diretrizes e paâmetros definidos pelo subsistema normativo.

4)Qual a função do Banco Central?

Faz parte do subsistema Normativo, é uma autarquia federal com a missão de ser o agente da sociedade para assegurar o equilíbrio monetário. Tem por objetivos: zelar pela economia; manter as reservas nacionais do país em nível satisfatório; assegurar a formação de poupança em níveis apropriados; garantir a estabilidade e o aperfeiçoamento do SFN ( Pinheiro, 2008).

5)O que são bancos múltiplos?

São bancos que podem operar simultaneamente, desde que tenham autorização do Bacen e carteiras de banco comercial, de investimento, de crédito imobiliário, de crédito de financiamento e investimento, de arrendamento mercantil ( leasing) e desenvolvimento

( CAVALCANTE; MISUMI; RUDGE, 2009)

6)O que é o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC)?

É um sistema de liquidação e custódia de títulos públicos que permite que as transações ocorram com liquidez imediata.

7)Qual a função do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – Bndes?

Atua como agente financeiro de desenvolvimento dos estados na assistência ao desenvolvimento das ações nos setores da indústria e agropecuária, como também oferecendo ajuda técnica.

Referências Bibliográficas

*FEBRAPAN. Conceito de Subsistema operativo. Disponível em http://www.febraban.org.br/febraban.asp?id_pagina=31. Acesso em : 19/05/2013

* COMERLATTO, Lairton Marcelo, ARIENTI,Patricia F.F. , OURIQUES,Helton Ricardo , Mercado de Capitais, Material Impresso do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina, UAB, MEC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com