TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Teoria Geral Do Processo

Dissertações: Questionário Teoria Geral Do Processo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 6

1. O que se entende por instrumentalidade?

O poder estatal pode ser exercido de diversas formas, com objetivos distintos. Mas em Direito Processual, a instrumentalidade jurídica, garante, como essência de qualquer ação, que toda atividade jurídica seja exercida objetivando a pacificação social. O Estado legisla, julga e executa, visando à paz social.

Para que haja uma eficácia no processo, o Estado busca legitimar três ordens de objetivos, como cita Ada Pellegrini, os sociais, políticos e jurídicos. Estando tal instrumentalidade fragmentada em duas vertentes. A primeira, instrumentalidade num sentido positivista, alertando para a efetividade do processo, de haver um sistema processual capaz, ligando-o à ordem jurídico-material.

Por outro lado, tem-se a instrumentalidade pelo seu aspecto negativo, atenta ao fato de que o processo não é o fim em si mesmo, com o escopo de mostrar que as exigências formais do processo só merecem cumprimento estrito, na medida em que isso seja indispensável para a consecução dos objetivos desejados.

2. Quais as fases evolutivas da teoria do processo?

O período primitivo foi a primeira fase evolutiva da teoria do processo, ele tem seu início em conjunto com a própria história da humanidade, e vai até o século XI. Nesse período ainda não existiam obras sobre o Direito Processual, o que se tinha eram apenas algumas análises espalhadas acerca do assunto. O período romano, inserido nessa fase, é por vezes estudado separadamente, porém, para Lamy e Rodrigues, tal separação não se justifica, visto que a evolução em Roma se refere mais às instituições dogmáticas e à sua prática do que propriamente ao estudo reflexivo destas.

A segunda fase da evolução da teoria do processo se dá com a Escola Judicialista, nascida em Bolonha em 1088, no contexto do fenômeno da recepção pela Europa do direito comum (ensinado nas universidades italianas). A Escola Judicialista abrange períodos distintos, entre eles: o dos glosadores, caracterizado pelo exarcebado apego à letra da lei; o dos pós-glosadores, que deixam o apego ao texto da lei para trás; e o período humanista que visava o estudo dos clássicos e cultivava os originais.

A terceira fase foi o praxismo, tendo seu início na Espanha no século XVI. Nesta fase o Direito Processual passa a ser enxergado como um conjunto de regras práticas, então, a preocupação estava em como ele deveria ser realizado e não em estuda-lo de forma teórica. Assim, considera-se essa fase pouco produtiva para a evolução da teoria do processo, para os praxistas não havia uma distinção muito clara entre o direito material, o Direito Processual e a prática forense, e a natureza do processo, para eles, era a de um quase contrato.

Logo em seguida, têm-se a fase do procedimentalismo, insurgido diante de uma realidade inovadora, a qual ideias e ideais reformadores inflavam a população com pensamentos de liberdade, igualdade e fraternidade. Diante de uma burguesia em ascendência ao poder, o Direito Processual juntamente com o surgimento do Estado Moderno vai ganhando uma maior autonomia teórica.

Nesse ínterim, surge o ideal de reforma o qual procurou coadunar a legislação criminal e os princípios de justiça e humanismo. O procedimentalismo, nasce na França, século XVII, estando caracterizada como uma fase de transição entre o período de sincretismo metodológico e o período autonomista.

Com foco principal em estudos descritivos e fragmentário de institutos processuais particulares, refletiu as concepções jurídicas da época, explicitando a principal delas, o Estado de Direito, liberalismo, separação dos poderes, a legalidade e a escola da exegese como forma de aplicação correta e imoldável das normas.

Por ter um escopo meramente descritivo, tal fase deixou lacunas quanto à produção teórica do Direito Processual, não sendo, dessa forma, o ponto de encontro do Direito Processual de forma completa.

Já na fase do processualismo científico, começa-se a ter consciência da autonomia da ação e dos demais institutos processuais, sendo marcada pelas grandes construções científicas do Direito Processual. Nessa fase o processo passa a ser compreendido a partir de uma perspectiva publicista, de maneira autônoma, desprendido das relações de direito privado que visa resolver. Com esse movimento, o direito de ação passa a ser visto como um direito subjetivo público de exigir a prestação jurisdicional por parte do Estado, tornando-se clara a autonomia do Direito Processual frente ao direito material.

3. Em que período da Teoria do Processo surgiu o sistema processual penal misto? Como isto veio a acontecer?

O sistema processual penal misto surge no início do século XIX juntamente com o nascimento do procedimentalismo que surgiu na França, e logo se espalhou por toda a Europa. O procedimentalismo é uma das fases da história do direito processual, que é considerada como sendo uma transição entre o período de sincretismo metodológico e o período autonomista. Também é caracterizado, por seus estudos descritivos e fragmentários de institutos processuais particulares.

Além de todo esse contexto, e ao lado de uma grande influência do sistema acusatório inglês, havia um forte interesse dos juristas franceses pelo processo penal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com