TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Ciencias Sociais

Trabalho Universitário: Questões De Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  707 Visualizações

Questões

1) Segundo Durkheim, em Educação e Sociedade, “todo o sistema de representação que mantém em nós a ideia e sentimento da lei, da disciplina interna ou externa, é instituído pela sociedade”. Conforme a teoria desse autor, assinale a alternativa correta.

R- Cabe à educação constituir no homem a capacidade de vida moral e social.

2) Ao estudar os fatos sociais, Durkheim percebeu que alguns fenômenos desvelavam situações em que um indivíduo ou grupos perdiam as referências normativas que orientavam a vida e, com isso, enfraqueciam a solidariedade social. Qual o conceito desenvolvido por este autor que corresponde ao tema tratado na letra da música de Paulinho Moska exposta abaixo:

“Meu amor o que você faria se só lhe restasse esse dia? Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria? Abria a porta do hospício, fechava a da delegacia? Entrava de roupa no mar, trepava sem camisinha? Dinamitava o seu carro? Parava o trânsito e ria...”

R- Anomia

3) “Toda educação consiste num esforço contínuo para impor às crianças maneiras de ver, de sentir, de agir às quais elas não chegariam espontaneamente.” (Durkheim) O conceito mais adequado à frase acima é:

R- Fato social

4) Nas sociedades onde a consciência coletiva é muito significativa, a autonomia do indivíduo é relativa e observa-se uma pequena especialização no mundo do trabalho. Nesse tipo de sociedade, segundo Durkheim, observa-se que tipo de solidariedade social?

R- Solidariedade mecânica

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com