TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sobre A ética

Artigos Científicos: Questões Sobre A ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

01 – O que é Ética?

02 – O que é Ética para Sánches Vásquez?

03 – De acordo com o texto, Immanuel Kant e Sócrates são as duas margens do grande rio do pensamento ético. Quais são os outros pensadores de porte que estão no leito do rio?

04 – Faça breves comentários sobre a Ética Grega.

05 – Faça uma breve comparação sobre Ética e Religião.

06 – Qual seria o ideal da Ética?

07 – O que é a consciência moral?

08 – Qual é o lema máximo da Ética hoje?

09 – Dê a sua opinião pessoal sobre a ética hoje na família.

10 – Dê a sua opinião pessoal sobre os problemas éticos quanto ao Estado.

1 - Ética é a ciência que estuda e analisa as atitudes morais, aplicando nelas normas de condutas que a moral impõe e também do uso do costume, uma vez que muitos dos princípios morais que adquirimos ao longo do tempo, são frutos do senso comum, e dos princípios familiares que aprendemos .

____________________________________________________________________

2 - Ética é a teoria ou a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, é a ciência de uma forma específica de comportamento humano analisados a partir de suas atitudes morais de cada individuo.

____________________________________________________________________

3. Sócrates (469-399 a.C.), Platão (427-347 a.C.), e Aristóteles (384-322 a.C.) filósofos gregos , Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Maquiavel, De Baruch Spinoza, Hegel, Soren Kierkegaard filósofo dinamarquês (1813-1855), Karl Marx filósofo alemão (1818-1883) e Jean-Paul Sartre (1905-1980) entre outros.

____________________________________________________________________

4. Os filósofos da época tinham uma linha de pensamento em que todos os homens buscavam a felicidade. Essa busca foi por meio de pesquisas sobre as noções de prazer, sabedoria prática, tudo em função da felicidade. Se os homem da época tivessem essas virtudes eles seriam felizes.

Nas suas teorias eles tentavam entender como a contradição de situações, ou seja, a dialética permitia fazer parte da virtude, e que principalmente essa dialética deveria andar junto a virtude. Dialética é o caminho da contemplação das idéias e a virtude é esta adequação da vida pessoal às idéias supremas.

____________________________________________________________________

5. A religião trouxe um grande avanço para a formação da moral para a humanidade. Muitos conceitos de bondade, foi com o passar do tempo, virando atos morais através da igreja, com a palavra do padre nas missas sobre o relacionamento entre a natureza e a liberdade, ou a da fraternidade universal confrontada a uma solidariedade.

A religião serviu de grande estímulo para os filósofos e moralistas, levantando novas questões, o pensamento cristão influencia a moral que aparece nos textos Karl Marx em temas como conversão, redenção, sacrifício, martírio, etc.

A ética foi tomando forma com o tempo, após esses atos morais virarem um conceito nas famílias e na sociedade. Os filósofos e pensadores começaram a discutir esse assunto, tentando dar alguma forma a ética e a indentifica-la.

____________________________________________________________________

6. O ideal da ética era que as pessoas vivessem em paz e em armonia com sigo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com