TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES SOBRE A FILME "TEMAS CONTEMPORÂNEOS"

Projeto de pesquisa: REFLEXÕES SOBRE A FILME "TEMAS CONTEMPORÂNEOS". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.984 Palavras (12 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Na produção seguinte iremos mostrar um pouco sobre o serviço social na vida das pessoas e suas reformas no âmbito de hoje e como podemos ver este presente na vida de um assistente social. O serviço social é uma profissão de caráter sócio-político, criativo e interventivo, que se utiliza de instrumentos científicos multidisciplinar das ciências humanas e sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho. Inserido nas mais diversas áreas (saúde, habitação, lazer, assistência, justiça, previdência, educação, etc.) com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais.

REFLEXÕES A CERCA DO FILME “ TEMPOS MODERNOS”

O filme nos retrata a realidade de um homem, um operário empregado de uma grande fábrica esse operário faz um trabalho repetitivo de apertar parafusos, de tanto apertar os parafusos o rapaz tem problema de stress, devido a todo esse stress ele foi internado para se recompuser, ao sair tentar continuar com sua vida, mas com as poluições sonoras o stress dos carros, desemprego, fome, e a miséria... Devido tudo isso foi ficando louco é então foi internado no hospital.

Ao sair do hospital se depara com a fábrica fechada, é devido o stress dele tudo que ele fazia causava consequências não muito boas e por engano foi preso, ao sair da cadeia se depara com uma moça roubando para comer e dar a sua família onde esta jovem foi presa em seguida fugiu e então voltou pras ruas em meio isso tudo veio uma fatalidade com seu pai foi assassinado, e ela suas irmãs foram pra um abrigo onde a lei iria tomar de conta das órfãs mesmo assim ela novamente foge dos conselhos que antigamente não tinha o Assistente Social mas as autoridade como a polícia iria tomar suas medidas educativas , com fome e a miséria se alastrando na realidade do dia- a- dia de famílias carentes.

Tempos Modernos é um dos filmes mudo mais famoso de Chaplin, o filme mostra a vida urbana nos Estado Unidos nos anos 30, uma época acontecida depois da crise de 1929 que levou grande parte da população ao desemprego e a fome.

O personagem principal interpretado por Chaplin é Carlitos que consegue um emprego em uma grande indústria, transforma-se em um líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme é uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas ideias "subversivas" e o filme também trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastardas, sem representar, contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo.

Apesar dessa situação adversa, que prevalece até a presente data, o operariado sonha em ter sua casa própria, constituir família e participar da vida social. Só que na maioria das vezes esses sonhos não se tornam realidade porque a precária condição econômica e social imposta ao trabalhador não lhe permite saciar suas necessidades pessoais e primordiais, tais como: as de caráter sociais, financeiras, habitacionais, nutricionais etc.

E o pior de tudo é que esses fatos até hoje, ainda fazem parte da vida da maioria dos trabalhadores brasileiros, que são vítimas dos empresários gananciosos que predominam na iniciativa privada e, que agem em nome do capitalismo selvagem, onde prevalecem os dados numéricos, estatísticos, financeiros e outros que venham satisfazer os interesses da burguesia elitista que predomina no país. Assim sendo, a classe trabalhadora que luta no seu dia-a-dia por dias melhores fica cada vez excluída da sociedade (segregação social), sem emprego e sem perspectiva de realizar ou conquistar sua pretensão pessoal, que em muitos casos são até mesmo indispensáveis para a subsistência desses operários.

O processo que visa libertar o cidadão das práticas opressivas que o escravizam e mantém na cadeia do estresse social.

Tempos Modernos apresentado ao mundo em 1936.

Pela genialidade de Chaplin, em criticar o conceito de modernidade industrial calcado na produção e especialização que torturavam a classe operária. Perturbado pela novidade do trabalho repetitivo como já víamos dito, oprimido por não exercer uma atividade criativa, pressionado pelas longas horas compensadas pelos baixíssimos salários do período histórico e por uma proposta de automação que visava provavelmente reduzir o tempo de refeições, ampliando ainda mais a escravidão planejada, Chaplin mergulha num comportamento patológico que o leva a atitudes bizarras. Meados da revolução industrial, tinha ainda forte influência da filosofia positivista de Augusto Comte. Na verdade ainda não tínhamos neste momento a figura técnica do assistente social conforme hoje conhecemos.

O que acontecia e Chaplin se esforçava em denunciar era um movimento de manutenção da miséria, encomendado pelos grandes empresários, onde o assistente social era sarcástica ferramenta de condicionamento de massas. Hoje esse profissional ainda luta para banir o assistencialismo cuja atividade não beneficia comunidades senão presta favores com objetivos escusos. Finalmente, acredito que as nuances da história demonstram que o modelo marxista hoje adotado pela corporação de serviço social no Brasil constitua um movimento passageiro, dada á constatação de que a qualidade de vida dos cidadãos dos países onde esse sistema social domina, não é melhor do que a dos países de proposta capitalista-neoliberal.

Percebo que muito poderia ser dito e que uma demonstração como esta apenas introduz a pensar sobre o serviço social, seu passado sinistro, seu presente reflexivo e seu futuro de resgate cidadão.

SERVIÇO SOCIAL: A ILUSÃO DO SERVIR

Capitalismo Industrial e Polarização Social

Todas as palavras são portadora de ideias, quanto ao capitalismo termo de uso tão constante e de forma heterogenia (diferentes natureza ). Na historiografia sócio econômica há pelo menos três grandes vertentes que devem ser examinadas segundo Dobb.

A primeira vertente: É a proposta do Alemão Werner Sombart, considera que o capitalismo é criação do espírito capitalista que constitui uma síntese de espírito empreendedor e racional, a gênese e seu aparecimento devem ser ao desenvolvimento.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com