TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REGRA-MATRIZ DE INCIDÊNCIA - HIPÓTESE TRIBUTÁRIA

Ensaios: REGRA-MATRIZ DE INCIDÊNCIA - HIPÓTESE TRIBUTÁRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  1.453 Visualizações

Página 1 de 4

Questões

1. Que é regra-matriz de incidência tributária? Qual sua funcionalidade operacional no direito positivo?

R= Regra-matriz de incidência tributaria, pode ser vista por dois prismas. Como a “norma tributaria em sentido estrito”, que marca o núcleo de incidência fiscal, ou seja, aquela que apenas institui tributo. Pode ser vista também como uma forma de organização logica e sintática que ajuda na compreensao de sua estrutura, examinando a presença ou nao de seus elementos essenciais com o escopo de assistir na interpretação da mesma pelo exegeta. A sua funcionalidade e a de verificação da constitucionalidade de determinado tributo, pois se ausente um dos elementos essenciais da regra-matriz de incidência tributaria a cobrança de tal tributo sera inconstitucional

2. Que é hipótese de incidência tributária? Qual sua função na composição RMIT? Há necessidade de um critério pessoal compor a hipótese da RMIT? Por quê?

R= E’ a descricao normativa de um evento futuro em que quando ocorrida ocasionara um fato jurídico que e a incidência de um tributo, ou seja, a obrigação de pagar um tributo. Tem como função descrever as características do fato da hipótese de incidência, apresentando seus critérios materiais, espaciais e temporais. Não tem necessidade a presença de critério pessoal na hipótese de incidência tributaria, haja vista que esse crtiterio deve estar presente na consequente da hipótese de incidência, juntamente com o critério quantitativo, prevendo os sujeitos da relação obrigacional fiscal, em função da ocorrência do fato jurídico previsto na hipótese de incidência.

3. Que é incidência? Descrever, com suas palavras, a fenomenologia da incidência tributária, diferenciando, se possível, incidência de aplicação do direito.

R= A incidência e’ quando um fato (jurídico-tributario) subsume, ou seja, se encaixa, nas características da descrição da hipótese de incidência tributaria presente no texto legal sendo automática e infalível, ou seja, independe da vontade dos sujeitos, para que haja a subsunção do fato pela norma. A fenomenologia ocorre quando o evento descrito na norma sai do âmbito abstrato, teórico, do texto normativo, e passa para o âmbito da realidade, quando uma pessoa (física ou jurídica) pratica a conduta descrita na hipótese de incidência, com isso fazendo surgir o sujeito ativo da relação obrigacional tributaria (Fisco) e o sujeito passivo (contribuinte). A incidência e’ a difusão dos efeitos de uma norma, ou seja, e’ quando após a concreção da hipótese de incidência, o fato torna-se fato jurídico. Diferentemente da aplicação do direito que e’ o operador jurídico ao interpretar a prescrição do texto legal e a partir de então forma um norma em sua mente.

4. Que é evento? E fato? E fato jurídico? Qual a relação entre fato jurídico e teoria das provas?

R= Evento e’ um acontecimento da realidade, ou seja, uma situação existencial, uma ocorrência empírica, de onde extraímos mediante nossa experiência sensorial, própria do universo da fenomenologia, desprovido de estrutura linguística. O fato não e’ algo concreto, não e’ palpável, porem e’ e’ munido de linguagem social, apto para organizar uma situação existencial (o evento), ou seja, e’ o relato do evento, e’ um enunciado denotativo de uma ocorrência determinada em um espaço e tempo. Por sua vez, fato jurídico e’ o relato do evento em linguagem jurídica, diferentemente do fato em sentido lato, ou fato social, que, como dito ao norte,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com