TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ESTAGIO-CRAS

Exames: RELATORIO DE ESTAGIO-CRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  20.986 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE UBERABA

AMÉLIA MARTINS MIRANDA

RELATORIO SEMESTRAL DE ESTAGIO

GOVERNARDOR VALADARES

SUMARIO

1- Identificação.................................................................................................3

2- Introdução....................................................................................................4

3- Desenvolvimento.........................................................................................5

4- Considerações Finais..................................................................................7

5- Referencias Bibliográficas .........................................................................8

IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Nome do aluno:

Nome da Instituição: CRAS (Centro de Referência de Assistência social)

Endereço:

Bairro:

Cidade:

Cep:

Tel:

Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta, de 08:00 às 17:00horas.

Nome da supervisora de campo: Sandra Oliveira Pinto

N° do CRESS: 12372-MG - 6ª região

Estudante que está realizando estágio e período: - curso de Serviço Social

Período de estagio:

INTRODUÇÃO

Este relatório tem por finalidade de relacionar a minha vivência no campo de estágio supervisionado na área da Assistência Social. Onde poço relatar o que foi feito, as dificuldades e as observações decorrentes do Estágio Supervisionado I em Serviço Social, dentro do CRAS Virgolândia; relatar a vivência no campo de estágio junto com a prática na assistência Social e apresentar as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular.

DESENVOVIMENTO

Relatando a estrutura organizacional O CRAS de Virgolândia; situa-se na Rua Cônego Avelino, bairro Centro, está vinculado com a Secretaria da Assistência Social. Em relação à estrutura organizacional, possui uma área, 04 salas de atendimento, sendo uma para a Assistente Social, advogada e psicóloga e a outra para atendimento da Bolsa Família, uma recepção, cozinha e 03 banheiros. No atendimento do CRAS, são feitos atendimentos direto com o usuário, tanto na unidade como em visitas domiciliares.

O CRAS trabalha em parceria com o conselho tutelar, CMDCA- (conselho municipal dos direitos da criança e da adolescente), PETI- (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Ministério Publico, Delegacia de Policia Civil, Policia Militar. PROJOVEM (Programa Nacional de Inclusão dos Jovens)

Possui uma equipe interdisciplinar composta por; 01- Coordenadora, 01-Advogada, 01-Psicóloga, 01 Assistente Social, 01 Auxiliar Administrativo, 01 Auxiliar de Serviços Gerais.

O CRAS é o Centro de Referência de Assistência Social, também conhecido como: Casa das Famílias. São oferecidos serviços continuados e ações de proteção social básica de assistência social, que tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e do fortalecimento de vínculos comunitário. É uma unidade publica estatal de descentralização da política Nacional de Assistência Social (PNAS).

O objetivo do CRAS é: o principal serviço ofertado pelo CRAS é o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família. Diagnosticar as potencialidades e fragilidades do território e buscar alternativas de melhoria de seus potenciais e superações das dificuldades considerando as diversidades. Potencializar a família como unidade de referencia fortalecendo os vínculos internos e externos. Contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo. Desenvolver ações em diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações. Atuar de forma preventiva, evitando que essas famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco e vulnerabilidade social. Formulação de projetos de inclusão social e de geração de emprego e renda.

Dentro do CRAS Virgolândia, o Serviço Social tem por objetivos o conhecimento sócio- econômico dos usuários e possíveis usuários. Busca ativa, bem com a difusão de seus objetivos e critérios visando o acesso ao programa para as famílias que apresentam situação de vulnerabilidade social.

As atividades executadas pela assistente social e pela equipe são: Plano de atendimento individual, Estudo de caso, encaminhamento para serviços da rede de sistema de garantia de direito, acolhimento, visitas domiciliares, busca ativa, acompanhamento psicossocial e jurídico.

O publico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com