TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REQUISITOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Projeto de pesquisa: REQUISITOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

LETRAS

DÉBORA RODRIGUES DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LETRAS

Garanhuns

2014

DÉBORA RODRIGUES DA SILVA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LETRAS

Trabalho de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de notas em Letras.

Orientador(es): Ana Paula Silveira;

Anderson Teixeira Rolim;

Antonio Lemes Guerra;

Junior Celso Pagnam;

Sandra Vedoato.

.

Garanhuns

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 6

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

4. REFERÊNCIAS 10

1. INTRODUÇÃO

A leitura é fonte de construção do saber, por isso, fundamental na educação em qualquer nível. Tendo em vista sua importância no processo de compreensão de mundo, a leitura constitui hoje uma demanda social.

A leitura é hoje uma ferramenta indispensável para a convivência em sociedade, bem como para o delineamento de novas fronteiras do saber. O sucessoprofissional, pessoal e socialestá relacionado às competências de leitura da pessoa, uma vez que a vida do leitor o coloca em contato com o mundo, com novas idéias, conhecimentos e práticas, ou seja, formas de desenvolver-se em todos os níveis.

Sendo o professor responsável pelo ensino da leitura na escola, ele é, consequentemente, responsabilizado também pelos seus resultados positivos e negativos, ou seja, pelo desempenho leitor de seus alunos.

A escola tem sido o lócus privilegiado de formação leitora e, para muitos professores e alunos, é o principal espaço de leitura e, portanto, de formação leitora.

Nesse sentido, ao falarmos em ler, é preciso entender que esse processo é dinâmico, implica apreender significados e, também, trazer para o texto lido a experiência, o conhecimento de mundo e os conhecimentos linguísticos do leitor. Para tanto, há de se considerar que cabe ao professor a responsabilidade de estabelecer em sala de aula situações abertas e flexíveis que abram caminhos para a interação do aluno com o texto, ou seja, sala de aula é o professor um agente organizador no ensino da leitura.

Igualmente há de se considerar que os modos de ensino partem da vivencia e da própria concepção que o professor tem provenientes da educação formal que recebeu em contextos escolares, ainda que as situações de educação informal, na família, no trabalho e em outros espaços também sejam espaços de formação leitora.

Embora a leitura seja a ferramenta da formação inicial do professor, espaço acadêmico há um descompasso em torno do leitor idealizado e do leitor concreto que adentra para o mundo da academia. Segundo estudos de Dalvi(2011), esse embate perdura até o final do curso e os alunos saem das licenciaturas com a noção de que lhes foi ensinado sobre leitura não proporcionou os conhecimentos suficientes à função de ensiná-la em sala de aula.

Mostra ainda que “muitos” concluintes da licenciatura em Letras demonstram “insegurança relativa à própria formação e à competência para o exercício profissional”. A autora citada explica que no Brasil fatores históricos relacionados à institucionalização da instrução pública, à secularização da educação demarcaram a criação de cursos voltados à preparação de profissionais para o magistério, a exemplo das escolas normais. Resultou do modelo europeu ajustado à postura politica e ideológica da classe conservadora um currículo que reduziu a formação pedagógica do professor, sendo os conteúdos das disciplinas restritos a uma rudimentar formação pedagógica, de caráter essencialmente prescritivo.

Somam-se aos fatores acima apontados a carência de uma proposta de ensino que desperte o gosto pela leitura. As posturas e práticas pedagógicas assumidas no ensino da leitura, no contexto educacional e acadêmico são influenciadas pelas concepções de leitura provenientes das múltiplas abordagens historicamente produzidas que, por sua vez, delimitam a leitura como campo transdisciplinar, inserida no campo do conhecimento da História, da Pedagogia, e de outras disciplinas.

É imprescindível que a escola e a universidade como instituição de ensino sejam espaços de leitura reflexiva, crítica e transformadora, de ensino de leitura e de formação de leitores. No entanto, para isso faz-se necessário que as instituições formadoras de leitores estejam atentas às experiências de leitura de seus alunos, construídas ao longo de sua escolaridade e de sua vida, como é preciso observar o contexto histórico, social e cultural que demarca a vivência esingularidade dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, os professores e os alunos.

2. DESENVOLVIMENTO

[...] em termos sociais amplos, o sujeito necessariamente se educa ao fluir ou experimentar textos literários diversos. Entretanto, o mesmo pode ser dito da relação literária-pedagogica (grifos dos autores) pois nem todo ensino – principalmente o de cunho formal, escolarizado – facilita a fruição pelo aluno – leitor, de aspectos educativos que podem emanar ou resultar da leitura de textos literários. (ZILBERMAN & SILVA, 2008,p.55).

Ninguém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com