TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADES DO EMPREGADOR

Seminário: RESPONSABILIDADES DO EMPREGADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Seminário  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

Em determinada ocasião, em uma ação movida por um credor desta sociedade, descobriu-se que boa parte do patrimônio da sociedade havia sido transferido indevidamente para o patrimônio pessoal dos sócios, deixando esta insolvente. O que pode fazer o cAntônio e Marcos são sócios da Panificadora Flor de Liz Ltda. e querem participar, juntamente com Manoel, cunhado de Marcos, de uma sociedade em nome coletivo cujo objeto social será a comercialização de produtos alimentícios. Querem saber da viabilidade jurídica de participarem de tal empreendimento através da sociedade limitada de que são quotistas. Responda justificadamente se existe essa possibilidade:

Resposta: Antônio e Marcos não podem participar da sociedade em nome coletivo pois nesse tipo de sociedade os sócios tem que ser pessoa física.

Caso Concreto 2:

Eurico constitui junto com seu amigo Antonio uma sociedade Ltda. Em determinada ocasião, em uma ação movida por um credor desta sociedade, descobriu-se que boa parte do patrimônio da sociedade havia sido transferido indevidamente para o patrimônio pessoal dos sócios, deixando esta insolvente. O que pode fazer o credor para ver seu crédito satisfeito? Fundamente sua resposta.

Caso Concreto:

Pedro, sócio de uma empresa em formação, ainda sem registro na Junta Comercial, é surpreendido ao ler em um jornal que uma outra sociedade estava utilizando o seu nome empresarial. Indignado, ingressa em juízo, objetivando impedir o uso do seu nome. O que poderia ser alegado em defesa da outra sociedade empresarial? Justifique a sua resposta indicando o dispositivo legal que a sustenta.

Resposta: A outra Empresa pode alegar que no ato de seu registro não havia empresas registradas com esse nome. A lei de registros de empresas estabelece uso exclusivo do nome e, portanto Pedro terá que escolher um que ainda não esteja sendo utilizado.

UNIDADE 2: OBRIGAÇÕES DO EMPRESÁRIO

Caso Concreto 1:

Augusto é empresário do ramo de calçados. No corrente mês, procura você para saber informações sobre a junta comercial. O empresário quer saber por qual razão alguns doutrinadores entendem que a natureza jurídica da junta comercial é híbrida. Dê o seu parecer fundamentado.

Caso Concreto 2:

Mévio exerce atividade rural de cultivo de laranjas e bananas em fazenda de sua propriedade, contando com a colaboração de seus familiares e de mais de 20 empregados, distribuídos nas diversas tarefas de administração, plantio, colheita e entrega, e podendo requerer sua inscrição na faculdade do art. 971 do CC. No entanto, desejoso de se registrar como empresário individual, Mévio procura você, advogado especialista em Direito Empresarial, e lhe indaga: Onde o seu registro poderá ser realizado? Qual a natureza jurídica desse registro? Quais as finalidades do registro? Como seria o procedimento administrativo para o deferimento de seu pedido?

Resposta: De acordo com o artigo 971 do CC, pode registrar-se na junta comercial de seu estado, para tornar-se regular e com isso passar a escriturar os livros obrigatórios ao tipo societário escolhido usufruindo assim de todos os direitos que um empresário regular possui.

UNIDADE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com