TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REUNI Geral

Relatório de pesquisa: REUNI Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

REUNI Geral

O que e REUNI:

O REUNI é o Programa do Governo Federal de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras. Foi instituído por um Decreto Presidencial, de 24 de abril de 2007, com o objetivo de dar às instituições condições de expandir o acesso e garantir condições de permanência no Ensino Superior. Cada universidade receberá investimentos para a aplicação de contratação de professores e servidores; construção de instalações físicas; e aquisição de laboratórios, salas de aula, bibliotecas, ambientes de professores e órgãos administrativos.

Objetivo:

Criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, para o aumento da qualidade dos cursos e pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais.

Diretrizes:

Redução das taxas de evasão e aumento de vagas de ingresso, especialmente no período noturno. Revisão da estrutura acadêmica e atualização de metodologias de ensino-aprendizagem. Diversificação das modalidades de graduação. Ampliação de políticas de inclusão e assistência estudantil. Articulação da graduação com a pós-graduação e da educação superior com a educação básica.

Meta global REUNI:

A meta global do programa é alcançar, gradualmente, ao final de cinco anos, a contar do início de cada plano: Taxa de conclusão média de noventa por cento nos cursos de graduação presenciais. Relação de dezoito alunos de graduação por professor em cursos presenciais.

REUNI UFLA

Dados da UFLA:

A instauração foi implantada através do MEC/SESu/REUNI –UFLA vigentes de 2008 a 2012. E dirigida pelo Reitor Prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes e Vice-reitor – Prof. Elias Tadeu Fialho que foi o Interlocutor REUNI / MEC.

Característica Atual da UFLA:

Conforme dados de 2007, a Universidade Federal de Lavras ofereceu ofertadas 820 vagas nos seus 10 cursos de graduação a cargo de 16 Departamentos Didático-Científicos. No primeiro semestre de 2008, possui um total de 4396 alunos sendo 3131 alunos de graduação e um total de 1321 alunos de pós-graduação. No banco de professores equivalentes conta 556 estabelecida em julho de 2007 e 337 servidores e técnicos administrativos. No primeiro semestre de 2008, possui um total de 4396 alunos sendo 3131 alunos de graduação, sendo 40,4% do sexo feminino e um total de 1321 alunos de pós-graduação, sendo 50,1% do sexo feminino.

Plano do REUNI na ULFA:

A proposta apresentada consiste em três eixos:

1. O aprofundamento da flexibilização curricular e das inovações pedagógicas;

2. A ampliação da oferta de vagas em cursos estabelecidos;

3. A criação de novos cursos de graduação.

1. Realizar a revisão dos currículos dos cursos e estabelecer o "núcleo fundamental comum" aos cursos de graduação. Visando que conteúdos disciplinares fundamentais como ética e cidadania, comunicação e expressão, língua estrangeira, fundamentos essenciais sejam comuns a todos os cursos da UFLA.

2. Em 2007 foram ofertadas 820 vagas , sendo prevista um expansão de mais 660 vagas, entre os anos de 2008 a 2012 em relação as vagas ofertas no ano de 2007.Correspondendo a um aumento de 80%. Ou seja durante o período de 2008 a 2012 deverão ser acrescidas um total de 1140 novas matriculas e relação ao ano de 2007.

3. A criação de novos cursos de graduação serão acompanhadas de diversas modificações estruturais, de recursos humanos e pedagógicas. Dez cursos novos de graduação, com uma oferta total, ao longo de cinco anos, de 1045 vagas. Dentre esses cursos sete serão ofertados no período noturno.

Metas propostas no REUNI (2008 a 2012):

Ampliação de 25% das vagas do curso de Agronomia, 33% curso de Administração, 62,5% de Ciência da Computação e 100% das vagas dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Ciências Biológicas. Criação do curso de Licenciatura em Física de Bacharelado em Educação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Controle e Automação, Nutrição, Jornalismo e Direito. * - Sujeito a eventuais mudanças estratégicas

Quadro 1. Relação de cursos de graduação e vagas por ANO oferecidos pela UFLA em

2007 e projeção REUNI 2008 - 2012.

Compromisso Social da Instituição:

Políticas de inclusão: têm como objetivo proporciona maior equidade de acesso dos alunos de baixa renda à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com