TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RISCO E RETORNO

Artigo: RISCO E RETORNO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

Risco e retorno.

Podemos analisar a relação risco e retorno com sendo uma analogia de duasfaces da mesma moeda, ou seja, não existe a possibilidade de aumentar os retornos de um investimento senão aumentarmos os riscos que ele envolve. Levando esta analogia em sua mais literal tradução chegamos ao conceito de que não há investimentos sem risco, seja ele qual for.

Dento de uma organização a analise de risco e retorno é um dos pontos mais importantes para a tomada de decisões. Observamos que todos os investidores se aceitam, aumentar sua exposição ao risco, se o retorno deste for proporcionalmente maior.

O risco pode ser classificado quanto à sua natureza e intensidade e é por isso que existem classes de risco. Cada ativo está associado a uma determinada classe de risco e, embora seja impossível eliminar completamente o risco, os investidores procuram limitar os seus efeitos através da diversificação.

Por exemplo, guardar o dinheiro num depósito bancário implica o risco de insolvência do banco; guardar o dinheiro num colchão depende da segurança do colchão. Em ambos os casos, no entanto, o risco da inflação está sempre presente como uma força oculta que destrói o poder de compra à passagem do tempo.

Com base em todos os estudos apresentados fica claro que a relação entre risco e retorno, é que o retorno sobre o seu dinheiro deve ser proporcional ao risco envolvido. O risco é uma medida da volatilidade dos recursos e da incerteza dos resultados futuros. Quanto maior a volatilidade dos retornos de um investimento, maior será o seu risco.

Como é possível mensurar e o risco e retorno.

Levando emconta de que todo investimento tem riscos seja ele qual for, podemos mensurar e determinar o grau dos riscos através de alguns fatores. Alguns fatores podem ser determinantes para mensurar os riscos.

Volatilidade: Isto é a subida ou queda de preço de um ativo financeiro. O que acontece é que os mercados estão sempre a avaliar o que está a acontecer para se conseguir uma estimativa do que vai acontecer no futuro. Isto significa que estas expectativas futuras podem fazer com que os preços subam ou desçam drasticamente. Estas variações enormes são o conceito básico de volatilidade.

Conhecer vários tipos de risco: Em qualquer tipo de investimento, existem diferentes tipos de risco que vai ter de compreender para decidir se determinado investimento se adéqua a si. Alguns destes riscos que se encontram sempre incluem: risco de mercado - os riscos que provêem dos movimentos positivos e negativos que ocorrem sempre no mercado bolsista. Risco político - o risco de determinado país mudar políticas que afetam aquilo em que se investiu. Risco de taxas de juro - o valor do investimento pode ser afetado pela variação das taxas de juro. Risco de crédito - quando determinada empresa ou indivíduo consegue pagar o que lhe foi emprestado ou os juros desse valor. Risco de país - o risco associado ao fato de determinado país não ser capaz de pagar as suas obrigações financeiras. Risco de câmbio externo - quando as variações das taxas de câmbio de determinado país afetam o investimento.

Usar a pirâmide de risco: a pirâmide derisco é simplesmente uma pirâmide que mostra os

Diferentes tipos de investimentos, desde o menos arriscado ao mais arriscado. Na base da

Pirâmide encontra-se os investimentos menos arriscados, que incluem: obrigações do

Tesouro, instrumentos dos mercados de câmbio, certificados de depósito, notas e dinheiro.

O meio da pirâmide está os bens com um pouco mais de risco que incluem: bens imobiliários,

fundos de investimento, ações e obrigações. No cume ficam os investimentos de maior risco:

opções, futuros e contratos por diferença (CFDs).

Um bom exemplo de avaliação do risco seria analisar o preço de uma acção cujo pico máximo

a 52 semanas tenha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com