TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Documentário Da BBC Sobre O Racismo Científico

Dissertações: Resumo Documentário Da BBC Sobre O Racismo Científico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  22.665 Visualizações

Página 1 de 2

Como construção ideológica, a ideia de raça impulsionou guerras, influenciou a política e definiu a economia mundial por séculos. A partir do documentário da BBC sobre o Racismo Científico, foi possível perceber que o darwinismo social trouxe a ideia de as espécies se evoluíam, e as mais adaptáveis e mais fortes seriam quais sobreviveriam, as outras tenderiam a morrer e sumir. Assim, as sociedades mais simples e de tecnologia menos avançada deveriam evoluir direção a níveis de maior complexidade e progresso na escala da evolução social, até atingir o "topo": a sociedade industrial europeia. O darwinismo social, além de justificar o colonialismo da Europa no resto do mundo, refletia o grande otimismo com que o progresso material da industrialização era recebido pelo europeu e, portanto, simbolizaria o progresso da humanidade e os países que a ele aderirem seriam os mais evoluídos.

Isso se tornava um preconceito científico, onde utilizava-se dos estudos de Darwin, de que o animal mais especializado e inteligente derrotava o inimigo inferior e assim conseguia sucesso, para explicar a imposição branca perante todas as outras raças.

Segundo este campo, a superioridade branca é um curso natural, já que estes seriam superiores a outras raças, e não o resultado de uma ganância e tirania incontrolável do povo europeu.

Esta ideia de raça superior criou o conceito de eugenia, pensamento que dizia que era possível melhorar as raças incentivando a procriação entre indivíduos tidos como fortes e evitando a reprodução de pessoas fracas, deficientes ou inferiores. Tal pensamento foi a causa dos maiores genocídios da história, entre eles o Nazismo. Neste ponto, o preconceito científico é focado também em seres da mesma raça, mas de condições sociais diferentes.

O preconceito científico nasceu na contradição do homem branco entre o desejo dominar o maior número de povos possíveis e o efeito moral negativo que ver semelhantes em sofrimento causa, fazendo com que estes procurassem qualquer justificativa, por mais arbitrária e infundada que seja, para poder, em consciência limpa, praticar e convencer pessoas que tais atos eram corretos e naturais do ser humano, uma predestinação divina.

O eugenismo fora uma tentativa de selecionar artificialmente novas gerações humanas, gerando, artificialmente, a evolução da espécie humana e criando um novo homem. Assim surge a idéia e a "recomendação de medidas institucionais de intervenção corretora e compensadora tendo como finalidade restaurar a qualidade biológica do grupo pela introdução duma seleção artificial aplicada a seus membros." De Darwin até o nazismo na Europa, o caminho é cortado por inúmeras correntes ideológicas cuja característica comum é a traição do pensamento integralmente desenvolvido de Darwin.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com