TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Sobre o Filme: Laranja Mecânica

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  1.078 Visualizações

Página 1 de 3

Roteiro sobre o filme: Laranja Mecânica

  1. O filme Laranja Mecânica permite analisar diversos exemplos de condicionamento. Cite um exemplo de comportamento inato e de comportamento respondente. Explique como foi feito o condicionamento paviloviano, identificando: US, UR, NS, CS e CR. (0,15)

Um exemplo de comportamento inato que pode ser observado no filme seria a cena no qual é aplicado um soro em Alex, e que as enfermeiras avisam que são apenas vitaminas, mas que na verdade é um soro experimental que faz parte do Método Ludovico para mudança no comportamento de Alex.

O comportamento respondente é representado quando o Alex responde com náuseas, sentimento de quase morte e sensação de paralisia ao estímulo dos medicamentos combinado aos vídeos sobre violência que ele foi obrigado a assistir por várias horas.

US: Medicamento                                          UR: Náusea[pic 1]

NS: Cenas de violência

CS: Cenas de violência                                  CR: Náusea[pic 2]

  1. O filme Laranja Mecânica apresenta uma técnica “revolucionária” para a “cura” de comportamentos agressivos. Baseado nos conceitos de condicionamento reflexo, respostas emocionais condicionadas e extinção respondente, discuta criticamente a viabilidade e efetividade no longo prazo da técnica proposta. Qual o processo ocorre quando Alex pula da janela (potencialização ou habituação), destaque ainda os efeitos colaterais do procedimento utilizado no tratamento de Alex. (0,20)

Logo após passar pelos condicionamentos do tratamento, Alex fica incapaz de se defender ou ter uma atitude em relação a violência, tendo sempre como resposta as náuseas, por mais que ele tivesse vontade de revidar. Ao ser exposto pela música (nona sinfonia de Beethoven), que era algo que ele gostava muito, mas que tinha sido relacionado a algo que ele estava condicionado a repudiar, acaba acontecendo uma potencialização, fazendo com que a única maneira que ele encontra de parar aquele sofrimento que ele sentia seria se jogando da janela. Alex sobrevive a queda e acaba sendo levado para o hospital, onde ele acaba sendo exposto ainda mais ao sexo e a violência (mesmo que indiretamente). Ao ser apresentado novamente a essas situações e não sendo mais estimulado “contra” a violência, com o passar o tempo dá a entender através dos testes que foram realizados no paciente que aconteceu a extinção respondente. Portanto podemos concluir que não existe efetividade a longo prazo da técnica que foi testada em Alex.  

   

  1. No final do filme dá a entender que Alex voltaria a ter comportamentos agressivos, explique porque a volta desse tipo de comportamento. (0,15)

Ao receber “alta” Alex não teve um acompanhamento fora do hospital, resultando com que ele parasse de receber os estímulos, esses fatos somados a exposição de violência e sexo que o personagem sofreu ao receber a liberdade resultou na extinção da resposta que foi condicionada a ele fazendo com que os comportamentos violentos voltassem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com