TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO

Artigos Científicos: ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  9.422 Palavras (38 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 38

Sumário

1 INTRODUÇÃO 6

2 DESENVOLVIMENTO: 7

2.1 ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO. 7

2.1.1 CTPS 7

2.1.2 EXAME ADMISSIONAL 7

2.1.3 -REGISTRO DE EMPREGADO. 8

2.1.4 - CONTRATO DE TRABALHO 9

2.1.5 - IMPORTANCIA DA APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS PARA ADMISSÃO. 11

3 -DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E A LIDERANÇA 12

3.1 TEORIA DOS ESTILOS DE LIDERANÇA, TRAÇOS DE PERSONALIDADE E TEORIA CONTINGENCIAL 12

3.2 LIDERANÇA 14

3.3 MOTIVAÇÃO 15

3.4 TEORIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW. 16

3.4.1 Teoria das necessidades de Maslow 17

3.4.2 Teoria X e Y 19

3.4.3 Teoria X 19

3.4.4 Teoria Y 19

3.4.5 TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG 20

3.4.6 Importância da teoria das Necessidades para a empresa 21

4 - PROCESSO CONTÁBIL 24

4.1 Abertura de empresa - o que você deve saber 24

4.2 PROCEDIMENTO BÁSICO PARA ABRIR UMA EMPRESA 27

5 ANÁLISE MERCADOLÓGICA REGIONAL 32

5.1 - Análise de mercado 32

5.2 - Análise mercadológica regional. 32

5.2.1 Análise de mercado; 32

5.2.2 Demanda, oferta e equilíbrio de mercado; 32

5.3 Estruturas de mercados. 33

5.3.1 - A Teoria da Demanda tem alguns fundamentos: 34

6 CONCLUSÃO 36

7 REFERÊNCIAS 37

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho interdisciplinar tem o objetivo mostrar os procedimentos da elaboração de uma folha de pagamento de funcionários, onde são expressos os direitos e deveres do trabalhador. Falarei também sobre diferenças individuais do ser humano e o que pode ser feito para aumentar a motivação dos funcionários de uma empresa. E ainda, a constituição do ambiente mercadológico.

O objetivo deste trabalho é abordar e ter melhor entendimento dos vários temas sobre Rotinas trabalhistas e Contabilização. Iremos conhecer melhor a importância da Folha de pagamento com seus proventos e descontos. Levando-se em conta atualmente os novos conceitos de administração e de gestão participativa, pode-se afirmar que o grande diferencial das organizações corresponde ao seu potencial humano. Através deste trabalho poderemos entender a dimensão das organizações no estudo do comportamento organizacional, pela análise de fatores como cultura e clima organizacional..

Na contabilização de uma empresa é essencial saber o que é processo contábil e saber conceitos de alguns itens que o compõe. Veremos também Juros compostos, dando ênfase nas diferenças entre as taxas e saberemos quando são efetivas, nominais, proporcionais e equivalentes.

2 DESENVOLVIMENTO:

2.1 ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO.

2.1.1 CTPS

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para quem venha a prestar algum tipo de serviço profissional no Brasil. A carteira de trabalho é um dos únicos documentos a reproduzir, esclarecer e comprovar dados sobre a vida funcional do trabalhador.

Instituída pelo decreto nº 21.175, de 21 de março de 1932, e posteriormente regulamentada pelo decreto 22.035, de 29 de outubro de 1932, o documento garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciário e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social (PIS).

Em 1934, o governo do presidente Getúlio Vargas tornou a carteira de trabalho obrigatória para fins de consolidação dos direitos trabalhistas. As responsáveis pela emissão de carteiras de trabalho é o Ministério do Trabalho e as respectivas gerencias (chamadas antigamente de Delegacias do Trabalho, bem como os Pontos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), algumas prefeituras do interior e sindicatos.

2.1.2 EXAME ADMISSIONAL

O Exame Admissional é um exame médico simples e obrigatório solicitado pelas empresas antes de firmar a contratação de um funcionário com carteira assinada (CLT). O exame médico admissional está previsto no artigo 168 da CLT.

O Exame Admissional é necessário para comprovar o bom estado de saúde físico e mental do novo funcionário para exercer a função a que será destinado. Imprescindível para evitar transtornos com funcionários que tenham problemas de saúde seja adquirido em empresas anteriores ou pré- existentes. É realizado por um médico com especialização em medicina do trabalho, pois é ele quem identifica doenças ocupacionais.

O Exame Admissional é simples e inicia com uma entrevista sobre doenças ou licenças de empregos anteriores. O médico questiona se o trabalhador sofre alguma doença ou mal estar, mede pressão arterial, batimentos cardíacos e etc. Apesar de necessário nem sempre todos esses procedimentos são realizados, pois, dependendo da lotação na clínica o médico somente faz a entrevista e emite o Atestado Médico de Capacidade Funcional.

Na área trabalhista, há trâmites que devem ser observados com regularidade, onde descreve, discute, calcula, infere e compara o conjunto de rotinas que serão seguidas pelo profissional, visando adequação à legislação laboral. Desta forma, previnem-se multas pela fiscalização e reclamatórias dos empregados.

2.1.3 -REGISTRO DE EMPREGADO.

O Ministério do Trabalho, através da Portaria 41 de 28.03.2007, edita normas referentes ao registro de empregados e à anotação da carteira profissional. A Carteira de Trabalho fica em poder do empregado, sendo que o empregador tem o prazo de 48 horas a contar da admissão, para anotar dados como data da admissão, remuneração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com