TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rateio De Custos

Pesquisas Acadêmicas: Rateio De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 5

Esse trabalho identificou através de dados fictícios de uma indústria, o impacto que os métodos de custeio podem causar quando aplicados sobre os mesmos produtos, da mesma empresa. Através de simulações, foi utilizado o método de custeio por Absorção, aceito pela legislação vigente, comparando-o com o método de custeio Baseado em Atividades, que se utiliza de direcionadores para distribuir os custos indiretos pelas atividades que cada produto consome e com isso, eliminar os problemas de rateios que os demais métodos ocasionam. Por meio dos cálculos aplicados, pode-se identificar que a aplicação de diferentes métodos de custeio altera os custos unitários dos produtos e que, de maneira gerencial, pode auxiliar os administradores nas tomadas de decisões.

Palavras-Chave

Custeio ABC. Indústria. Custos.

Introdução

Porter (1997 apud MUNARETTO; DIEDRICH, 2007), defende que uma maneira das empresas conseguirem uma vantagem competitiva em relação à concorrência é através da redução dos custos.

“Isso exige que as empresas vigiem com importância seus gastos para oferecer produtos competitivos. Para a obtenção da certeza nas informações sobre custos da empresa, devem ser utilizados sistemas de custos adequados” (MUNARETO; DIEDRICH, 2007, p. 2).

Wernke (2005, p. 2) apóia que “a Contabilidade Gerencial passa a ganhar mais importância em razão de que pode facultar o acesso a informações consistentes que auxiliam os administradores na condução lucrativa de seus negócios num ambiente de alta competitividade”.

Seguindo esse entendimento, antigamente o sistema de Contabilidade tradicional atendia à necessidade dos gestores “em função da proliferação de linhas de produtos e da existência de diversos canais de distribuição, os custos de overhead têm aumentado muito, e diante desse contexto o método de alocação de custos tradicional fica propenso a distorções” (FARIA; COSTA, 2010, p. 237).

Munaretto; Diedrich (2007) apontam que o Custeio ABC é o método que utiliza como apoio o planejamento, a execução e a mensuração do custo das atividades. Através dele, a organização consegue conhecer melhor os custos e despesas consumidos pelas atividades executadas, pois este método de custeio se utiliza de direcionadores de recursos e direcionadores de atividades, alocando os custos às atividades e, posteriormente, aos produtos, servindo de em um importante artefato para decisões de longo prazo.

Justifica-se por meio deste trabalho que o método de apuração dos custos dos produtos fabricados tem sido apontado como fator de influência na tomada de decisões e pode interferir de forma negativa na competitividade da empresa frente a seus concorrentes. Desse modo, o projeto ora apresentado poderá demonstrar essa influência, contribuindo para a melhor compreensão e aplicabilidade desse método de gestão.

O objetivo geral pretendido é analisar o Método de Custeio Baseado em Atividades como instrumento de gestão e sua influência nas tomadas de decisões gerenciais. Como objetivos específicos, pretende-se analisar as vantagens e desvantagens do método de Custeio Baseado em Atividades; avaliar a contribuição que o método de custeio pode trazer para a empresa interferindo na apuração dos custos dos produtos produzidos e identificar qual método de custeio é mais adequado para a empresa estudada de simulação em “case” na área industrial.

Conteúdo

Para Mauss et al. (2007, p. 2), a contabilidade surgiu da necessidade do homem em acompanhar e controlar a evolução do seu patrimônio.

No que diz respeito ao surgimento da contabilidade de custos, o site Cosif (2012, p. 1) aponta que alguns autores, ao buscarem por dados históricos, defendem “que ela surgiu com a revolução industrial e por isso foi implantada inicialmente nas empresas industriais como forma de apuração de custos para efeito da fixação de preços ao consumidor”.

O sistema de custeio por absorção é definido por Lima et al. (2007, p. 4) como um “sistema que apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tomando como base todos os custos da produção”.

Para Martins (2008, p. 37), o método de Custeio por Absorção é aquele proveniente da aplicação dos Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos. “Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção; todos os gastos relativos ao esforço de produção são distribuídos para todos os produtos ou serviços feitos”.

De acordo com Oliveira (2008), o sistema de custeio baseado em atividades procura “amenizar as distorções provocadas pelo uso do rateio, necessários aos sistemas tratados anteriormente, principalmente no que tange ao sistema de custeio por absorção” (OLIVEIRA, 2008, p. 4). Considera como sendo um aprofundamento do sistema de custeio por absorção.

Neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com