TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raymundo Faoro

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Stanley Milgram – distância de 5 pessoas, problema do mundo pequeno. No máximo uns 5 intermediários te conectam a qualquer outra pessoa no mundo.

Primeira característica das redes – o mundo é pequeno. As pessoas estão conectadas.

Governo utilizou Gephi para captar quem ocupa papeis de destaque durante as manifestacões de junho de 2013, pra orientar suas ações etc

Gephi: pode jogar todas as palavras de um texto e pegar uma expectativa de quais são as palavras mais frequentes etc.

TEORIA DAS REDES (TEORIA DOS GRAFOS)

Grafo: conjunto de pontos/nós + conjunto de arestas/díades (ex. pontos: pessoas, aresta, linha que liga as pessoas)

G = (X, U)

Ordem de G: numero de nós

Grau: numero de arestas vinculadas a cada nó (cada nó tem um grau) qual é o número de vínculos que ligam cada autor aos outros qutores. Vendo o maior grau, é possível identificar o agente mais importante na relação.

Pt tem tantos vínculos e acaba sendo eleito, mas por ex o problema dos pequenos partidos de esquerda como PCO é que estão fora da rede, desconectados

ESSES ATORES COM MUITOS VINCULOS S˜AO OS ATORES PODEROSOS. POR ISSO RECONHECE-SE RELAǘOES DE PODER NISSO. OS ATORES PERIFERICOS, SAO PERIFERICOS/MARGINALIZADOS/NAO-PODEROSOS.

Se o grafo for dirigido (com direção), há grau de saída e grau de entrada: empresa tem grau de saída alto (doa a vários partidos), mas grau de entrada nulo, não recebe doações.

Grafo conectado: chega-se a qualquer nó partindo de qualquer outro nó -> redes “não fechadas” (a-b-c-d-e-f-g) podem ser conectadas, mas não são cluster.

Cluster: componentes fortemente conectados –chega-se POR QUALQUER CAMINHO (A-b-c-d-e-f-g-A, circular)

Componentes: conjuntos de ligação. Geralmente uma rede (ex financiamento de campanha) possui um componente gigante que abrange aproximadamente 90% dos nós, os outros % podem ser componentes menores (candidato sozinho que não recebe financiamentos, etc.)

Proporção de genero: homens com 2,5x mais chance de se eleger que as mulheres, mas homens são 80%, proporção total dá 90 pra 10, lei áurea que se encontra em quase qualquer parlamento brasileiro

Desde 2012 é necessario declarar o doador originario do financiamento, permitindo melhor encontrar as empresas que doam, mas por outro lado nem tudo necessariamente funciona, nao da pra saber se o dinheiro daquele doador originário é dele

Parar horochovski: se acabar com financiamento privado de campanha, provavelmente vai gerar outro tipo de corrupção, aumentar gigantescamente o caixa 2 etc. não ve chance de isso resolver os problemas mesmo. (de repente estabelecer tetos)

Empresas são pouco ideológicas, formam os vínculos na medida em que bons resultados eleitorais são obtidos a esquerda ou a direita. Motivadas ideologicamente, são as doações das pessoas físicas de modo geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com