TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Donos do Poder – Raymundo Faoro

Por:   •  26/10/2018  •  Dissertação  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

Alunos: Larissa, Marcel, Marcel e Roberto                1ºCNA         Ciência Política - Prof. Aquino

Texto 6C – Os Donos do Poder – Raymundo Faoro

A obra de Raymundo Faoro é muito conhecida por muitas pessoas realizarem muitos estudos e formações de debates sobre a formação política do nosso país, o Brasil. É uma forma de nós alunos podermos analisar a sociedade em que vivemos e a política passada e se reflete na atual.

Nossa crítica terá como pontos centrais Patrimonialismo e Estamento Burocrático.

A formação do Estado se dá entre os séculos XIV e XV fazendo algumas ligações com a concepção da sociologia e ciência política de Weber.

"...O patrimonialismo – com a sua criatura, o estamento burocrático – continha, no próprio seio, o germe do suicídio econômico. Desenvolvera uma concepção de vida avessa ao trabalho produtivo e à rotina, comprazendo-se, exclusivamente, no amor aos postos e empregos públicos." (Faoro)

Podemos dizer que o estamento no Brasil, esta ligada a várias variáveis como sendo que sempre destaca em raízes próprias histórica brasileiras. O estamento e o patrimonialismo são fenômenos que se complementam e o outro aspecto seria sobre o comportamento estamental.

Pontos positivos: o clero e nobreza ficam na parte mais alta da pirâmide estamental e são "sustentadas" pela burguesia.

Pontos negativos: A exploração da parte mais baixa da pirâmide, sendo que não tem a possibilidade de subir, como diz o ditado quem nascia pobre, morria pobre naquela época.
           Ainda existe sociedades nos dias atuais parecidas com o estamento, mas não são totalmente parecidas. As castas na Índia são formas de uma sociedade estamental que são os brâmanes, xatrias, vaixias e os sudras que são a classe social mais baixa da Índia.

O patrimonialismo é um estado em que não existe uma clara distinção entre o que é público e o que é privado. Assim, o patrimonialismo, o Estado é adequado por uma categoria social que o utiliza como instrumento da manutenção de seus interesses. Esta lógica está muito presente na tradição da institucionalização do poder no Brasil;

Estamento tem seu foco no ponto de vista econômico, característica típica de sociedades em que a economia não é totalmente dominada pelo mercado (como a feudal, por exemplo).

"Para Max Weber (clássico do pensamento sociológico que desenvolveu importantes reflexões sobre o fenômeno), estamento passa a significar uma rede personalista (relacionamentos interpessoais), formando uma teia que consolida um tipo específico de poder e que exerce influência (e até mesmo determina) um certo campo de atividade. E este poder é, quase sempre, exercido fora dos limites apropriados do poder hierárquico e impessoal conferido pela estrutura da lei: uma autoridade pública só pode ser exercida nos limites daquilo que a lei estabelece como seu campo de atuação. "

O Estado português junto com o estamento burocrático traz sentido histórico e particular com isso consegue atingir os seus objetivos para a conquista do Estado. O Estamento e o Patrimonialismo são elementos que não são muito usados para realização de críticas e analises. Os dois temas foram marcaram o que marcaram a formação histórica do nosso país.

Bibliografia

FAORO, Raymundo. Os donos do Poder. Formação do Patronato Politico Brasileiro, 3ª ed, revista, 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com