TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raízes do racismo contemporâneo

Artigo: Raízes do racismo contemporâneo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

O racismo pode ser definido não como uma tentativa de descrição das diversas etnias humanas - o que é o objetivo da Antropologia Física e da Sociobiologia -, mas como uma ideo­logia que busca explicar o compor­tamento humano pela sua origem racial. Do ponto de vista político, o racismo visa, apoiando-se em funda­mentos pseudocientíficos, promover a crença da superioridade de uma raça sobre as demais.

O ódio e o temor em relação ao outro - o etnicamente diferente - sempre foram, infelizmente, um componente da consciência humana. Mas, na ausência de uma perspectiva dita "científica", o racismo, ao longo dos séculos, foi uma ideologia infor­me e sem grande impacto político.

Somente no século XIX o racismo, fortalecido pelo mito do arianismo, adquiriu uma poderosa dimensão político-social. De fato, irrompia a noção mítica de uma raça "nobre", privilegiada e deslocada para a Europa, onde teria fecundado uma "criatura superior". No século XX o racismo tornou-se, especialmente após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) um fenômeno essencialmente político.

Raízes do racismo contemporâneo:

• O estudo científico das raças - que serviu como fundamento de uma visão pseudocientífica do comportamento humano explica­do pela etnia;

• A exaltação do nacionalismo - ideo­logia que romantiza e deforma o ideal de nação - potencializada pela Primeira Guerra Mundial e suas consequências, notadamente os revanchismos que marcaram os trata­dos entre vencedores e vencidos após o conflito, visto que o peso "humilhante" dos tratados, tidos como impagáveis pelos vencidos, teriam estimulado tal exaltação;

• O misticismo irracionalista - que contaminou a visão política das massas populares após 1918. Com efeito, ao contrário da ilusão liberal-iluminista de que os povos -enquanto partícipes da política -levariam à vitória a democracia, ocorreu, isto sim, a militarização da ação política, acompanhada pelo fanatismo nacionalista que ge­rou soluções totalitárias como o fascismo e o comunismo soviético.

O nacionalismo e o imperialismo (a expansão neocolonialista do sécu­lo XIX e da primeira metade do XX) contribuíram para a difusão dos ide­ais racistas. O Ocidente precisava justificar, em termos de superiorida­de racial, o controle de áreas coloni­ais na Ásia e na África: o homem branco, "graças a sua superioridade cultural e racial", tinha como "fardo" a "missão civilizadora".

Os ocidentais teriam de pagar o preço de suas excelências e virtudes raciais, levando "cultura e civiliza­ção" aos negros, amarelos e mestiços, "povos vulgares e sensuais", pouco dotados de racionalidade, das áreas periféricas do planeta.

Vem daí um pouco a visão de que nos trópicos poderia residir o "paraí­so perdido", em função da ingenui­dade dos nativos, das atitudes de não constrangimento pela nudez, das suas relações aparentemente infantis, pois fundamentadas na confiança.

A distância do colonizador euro­peu em relação às regras jurídicas de seus países de origem fez do contato com as novas terras conquistadas e sua gente, especialmente no início

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com