TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reconceituacao Do Servico Social

Dissertações: Reconceituacao Do Servico Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

serviço social. E vamos identificar no Serviço Social do Brasil suas origens e como o movimento de reconceituação foi movido pelas pressões populares sociais , marcado pelas desigualdades sociais e das próprias questões sociais em face ao acumulo do capitalismo. A história do Serviço Social se construiu a partir dessas exigências que acabaram pedindo a renovação e articulação em seus serviços.

Reconceituação no Brasil

O Serviço social no Brasil teve suas origens com as transformações econômicas e sociais que atravessavam a sociedade brasileira isso vinculadas a igreja católica que surgem com as primeiras escolas de serviço social fundada por grupos cristãos onde predominavam alunos de classe média que buscavam o preparo para o exercício remunerado e reconhecimento pessoal. O serviço social procurou apropriar-se da metodologia de trabalho americano e introduziu nos currículos das escolas o serviço social de caso , de grupo, organização social da comunidade. Os primeiros passos deste movimento foram baseados nas teorias das bases desenvolvimentistas e reconheciam que sua teoria era fraca quanto a compreensão da dinâmica social , das relações de classes, dos grupos sociais e instituições.A implantação da política de países D na América Latina revelou uma situação subdesenvolvida : baixo índice de renda da população , ausência de índice de infra- estruturas de saneamento e alto índice de analfabetos . O que provou que isto não era apenas um assunto para economistas e sociólogos, mas também para técnicos do serviço social.

Nos anos 60 e 70 tivemos as primeiras manifestações com perspectivas modernizadoras do processo de renovação do serviço social no Brasil. Ela se desdobram nos eventos de Araxá e Teresópolis o que foi uma tentativa da adequar o serviço social as tendências políticas que a ditadura tornou dominante e não aceitava questionamentos em suas elaborações. No encontro de Araxá foram reunidos 38 assistentes sociais docentes e não – docentes promovido pelo (CBISS), que teve como objetivo adequar a metodologia do serviço social pela ação junto a indivíduos co desajustes familiares e sociais que decorrem de falhas estruturais sociais inadequadas, e isso foi efetivado em dois níveis o macro e micro. No macro as funções do serviço social ao nível da política e do planejamento para a infra estrutura social. Já o micro é essencialmente operacional.

O documento estende-se a estrutura social como facilidades básicas, programas de saúde,educação , habitação , serviços sociais fundamentais .A redefinição do papel do assistente social como sendo um funcionário do desenvolvimento.

Alguns enfoques no movimento de reconceituação:cientifico , técnico metodológico, ideológico político, ciência do cotidiano e luta pela profissionalização, esses são ingredientes básicos da nova proposta o que propõe um trabalho de ajustamento , de integração do individuo ao seu meio encontrando a harmonia em sociedade. Ideologia, teoria,práxis e ciência são interligados , não existe conhecimento sem transformação e transformação sem conhecimento.Essa relação da teoria e da práxis do serviço social constitui-se no próprio movimento existencial , desde as primeiras conjunturas teóricas , formulações , busca de fundamentos elaboração de processos e técnicas para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com