TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reconceituação Do Serviço Social

Pesquisas Acadêmicas: Reconceituação Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  1.687 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BASIL

Segundo Faleiros, o movimento de reconceituação que aconteceu nos países latinos (Chile,Argentina, Peru e Uruguai) constituiu em um movimento de críticas ao positivismo, ao funcionalismo e a fundamentação da divisão Marxista na história e na estrutura do serviço Social.

Durante a ditadura militar, realizou-se dois seminários de teorização do serviço social, o seminário de Araxá em Minas Gerais e o Seminário de Teresópolis no Rio de Janeiro .

O documento de Araxá, como ficou conhecido, diz respeito ao ¨rompimento¨ com bases mais tradicionais da profissão,, com os processos de casos, grupos e comunidades.O que foi proposto não foi um rompimento propriamente dito, mas o tradicional sobre novas bases.

A reflexão que se faz , é a relação entre ¨objetivo remoto¨e ¨objetivos operacionais¨ da profissão, e verifica-se que o aspecto tradicional está em concordância com a operacionalização ¨moderna¨.

Os formuladores de Araxá, objetivaram distinguir os princípios étnicos e metafísicos, que serviriam de base para a ação do serviço social,assim como os princípios operacionais, que seriam as normas de ação de validade universal da profissão, explorando as funções que atribuem a profissão; o documento reconhece que,elas se efetivam em dois níveis, da micro-atuação e da macro- atuação do serviço social.

Na macro-atuação,discutia-se a prática profissional voltada para a prestação de serviços diretos.

O documento de Teresópolis se diferencia do documento de Araxá , não apenas no aspecto formal, mas também na sua reflexão alimentada por uma documentação prévia, que se refere na necessidade de um estudo sobre a metodologia do Serviço Social frente a realidade brasileira.

¨A teoria metodológica do Serviço Social de ¨Dantas¨(1978),foi a que mais contribuiu para o debate em Teresópolis, trazendo uma concepção extremamente mais articulada da metodologia do Serviço Social, mais compatível para a perspectiva modernizadora que buscava.Dantas considera que a questão da metodologia da ação, constitui parte central da Teoria Geraldo Serviço Social, e ele buscava oferecer embasamentos teóricos para que o Serviço Social se desenvolvesse e adquirisse um nível mínimo de cientificidade.

As formulações constitutivas do Documento de Teresópolis, possuem um tríplice significado no processo de renovação do Serviço Social no Brasil, porque apontam para uma requalificação do Assistente Social, definem nitidamente o perfil sócio-técnico da profissão e a inscrevem no circuito da ¨modernização conservadora¨.

As reflexões ainda apontam para uma redução quanto uma verticalização do seu saber e do seu fazer.As elaborações que constam dos documentos de Araxá e de Teresópolis objetivavam instrumentalizar o assistente social para responder às demandas do regime ditatorial, por isso , não buscavam uma nova organização para a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com