TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reconceituação do Serviço Social no Brasil

Seminário: Reconceituação do Serviço Social no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Seminário  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 4

Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II

SENHOR DO BONFIM.Abril de 2013.

Reconceituação do Serviço Social no Brasil

Com suas origens ligadas a doutrinas religiosas o Serviço Social surge em meio a ações sócias e principalmente da ação da igreja Católica, seus percussores foram grupos cristãos alunos e classe media que se negaram as transformações econômicas e sócias. Com isso surge o Serviço Social conceituado que esta ligado ao rompimento com o conservadorismo que era inerente a profissão. Com o movimento de reconceituação, o Serviço Social rompeu os laços com a Igreja e se tornou uma profissão laica, do ponto de vista operacional e técnico e a profissão passou a ter não mais aquela nuance de moças benfeitoras, mas de um profissional capacitado inserido na divisão sócio técnica do trabalho, portando desvinculam-se as ideias de Assistência e Assistencialismo. Este processo deu-se devido a emergência de legitimação da profissão e mudanças sócio históricas, então se conclui que este Movimento redirecionou o Serviço Social ideologicamente falando e trouxe uma nova roupagem.

Assim reconhece que a reconceituação do Serviço Social proporcionou grandes conquistas entre estas conquistas citamos: a tão necessária dimensão política da ação profissional; permitiu ao Serviço Social se aproximar do aspecto crítico das ciências sociais (inclusive com o marxismo); pensamentos marxianos, de vista operacional e técnico e a profissão passou a ter não mais aquela nuance de moças benfeitoras, mas de um profissional capacitado inserido na divisão sócio técnica do trabalho, portando desvinculam-se as ideias de Assistência e Assistencialismo. Este processo deu-se devido a emergência de legitimação da profissão e mudanças sócio históricas, então se conclui que este Movimento redirecionou o Serviço Social ideologicamente falando e trouxe uma nova roupagem.

Assim reconhece que a reconceituação do Serviço Social proporcionou grandes conquistas entre estas conquistas citamos: a tão necessária dimensão política da ação profissional; permitiu ao Serviço Social se aproximar do aspecto crítico das ciências sociais (inclusive com o marxismo); pensamentos marxianos, que analisavam a sociedade a partir das lutas de classes, a favor das classes dominadas, os eventos, movimentos sociais da época foram importantes para essa reconceituação da profissão, em relação a sua formação acadêmica, às suas teorias, sua prática de intervenção; o pluralismo profissional, ou seja, a influência de diversas fontes do conhecimento; e, principalmente, a reivindicação da categoria pelo poder de planejar e pesquisar as políticas sociais e não apenas executá-las. Isso trouxe nova imagem ao Serviço Social, que estava trilhando o caminho como profissão intelectual.

O movimento se deu de forma heterogênea nos países latino-americanos, de acordo com a particularidade de cada sociedade em sua época, não se deu de forma pronta nem acabada, mas até hoje é questionada.

O primeiro Seminário do Movimento de Reconceituação e o

Seminário de Metodologia do Serviço Social.

O Assistente Social é um profissional especialmente habilitado para identificar e atuar em problemas de educação, saúde, trabalho, justiça e segurança entre outras áreas.

O Serviço Social tem suas origens vinculadas à doutrina da igreja católica, e está relacionado às

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com