TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexao

Ensaios: Reflexao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  2.172 Palavras (9 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVOS 4

2.1 Objetivos Gerais 4

2.2 Objetivos Especificos 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 Intervenções e perspectivas estatais junto a questão social no Brasil antes e após a Constituição Federal de 1988. 5

3.2 O processo histórico e metodológico da profissão a partir da década de 80 e a ética percorrida pelo Serviço Social 7

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

As desigualdades sociais e regionais; a pobreza extrema; a grande concentração de fluxos de renda e estoques de riqueza; a insegurança no trabalho e nas ruas; as discriminações de raça, gênero e idade; a baixa qualidade dos serviços públicos, entre outros problemas relevantes da realidade social brasileira, são fenômenos inaceitáveis. No entanto, embora muito se tenha avançado na sua compreensão, ainda não é possível vislumbrar uma clara concentração de interesses que rompa rápida e estruturalmente com as mazelas econômicas e sociais que assolam o cotidiano do país (IPEA, 20??).

A política social é relacionada aos movimentos de massa na Europa do final do século XIX, mas sua generalização situa-se na passagem do capitalismo após a Segunda guerra. Ela é compreendida na agenda de lutas dos trabalhadores e no cotidiano de suas vidas, quando conseguem garantir ganhos para os trabalhadores e impor limites aos ganhos do capital (Webaula, 2012).

A desigualdade social, fenômeno que tem sua gênese na má distribuição de renda, tem uma agravante situação em sociedades capitalistas, pois vivendo sob esse sistema, a desigualdade se dá, sobretudo, pela divisão social que existe entre os proprietários dos meios de produção e aqueles que vendem sua força de trabalho, consentindo a seqüência do empreendimento e gerando proveito para os proprietários; dessa forma, acontece que, os bens ficam concentrados nas mãos de poucos, enquanto que, para a maioria trabalhadora, é distribuída uma pequena porcentagem de todo lucro.

Desta forma, este trabalho tem o objetivo de realizar uma reflexão critica a respeito da sociedade capitalista, suas contradições, e os desafios postos pela desigualdade social e de direto a partir da curta metragem BMW vermelha.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAIS

Reflexão crítica a respeito da sociedade capitalista, suas contradições, e os desafios postos pela desigualdade social e de direto a partir da curta metragem BMW vermelha.

2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS

 Sociedade capitalista

 Desigualdade social

 Análise curta metragem BMW vermelha

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 SOCIEDADE CAPITALISTA

No Brasil os contornos das políticas sociais assumem relevância a década de 1930, entrando nos governos militares, nos quais se adensa e moderniza com características tecnocráticas, até se consolidar largamente na constituição Federal de 1988.

O problema das atuais políticas sociais no Brasil é que, apesar de inúmeros avanços, elas ainda não se tornaram universais (atingindo a todos), estando ainda muito focalizadas nos grupos menos favorecidos economicamente. A ampliação das políticas sociais representa altos gastos do poder, esbarrando na necessidade de ajustes fiscais adequados nas três esferas do governo (Federal, Estadual e Municipal).

As características do padrão de implementação das políticas sociais ao longo dos anos 90 concorrem, conjunta para limitar as necessidades de financiamento de gasto público social, notadamente em âmbito federal, o que é também coerente com a estratégia mais (auto) impostos da estabilização monetária. A focalização na pobreza de uma parte das políticas significam redução de gastos sociais com rebatimentos em termos da cobertura e atendimento social à população. Os problemas sociais não poderão ser resolvidos se não forem desvendados inteiramente por quem se inquieta com sua ocorrência e atua no sentido de superá-los (José de Souza Martins) A política social representa um espaço importante de atuação do Assistente Social, é necessário conhecer a operacionalização das políticas sociais se seu impacto na vida das pessoas. Compreender política social não é uma tarefa fácil (Potyara Pereira). Ela vem com a intervenção do Estado no âmbito do atendimento as necessidades sociais básicas dos cidadãos. Elas são alternativas governamentais, compostas por planos projetos e programas de intervenção para cada área ou campo, como educação, saúde, assistência, lazer etc.

Isso quer dizer que enquanto os últimos governos brasileiros mantiveram o foco dos financiamentos públicos (pouco satisfatório) em políticas sociais voltadas sobretudo, para a parcela mais pobre ( como o Programa Bolsa Família), e em outros direitos básicos como a saúde, a educação, o saneamento, a habilitação, a previdência, etc, muitas vezes sem alternativas tiveram que recorrer à esfera privada.

Em termos gerais, para enfrentamento dos desafios sociais brasileiros reconhece-se que a Universalização das políticas sociais é a estratégias mais indicada, uma vez num contexto de desigualdades de extremas, a universalização possui a virtude de combinar os maiores impactos redistributivos do gasto com os menores efeitos que vem de práticas focalizadas de ação social. Principalmente se levar em conta as desigualdades sociais e econômicas do país.

No Brasil a noção de proteção social tem sido elemento recorrente nas discussões sobre políticas sociais. A política social mais recente é limitada porque se assenta naquilo que se consideram aqui como visões parciais, o padrão de proteção social no país tem tido como foco apenas grupos sociais específicos e as estratégias propostas para a superação da pobreza não têm direito das propostas apresentadas por governos de corte liberal. As políticas sociais adotadas estão distantes de constituir-se em políticas estruturantes de proteção social, nos moldes de programas de welfare state europeu.

Um dos maiores problemas sobre os programas sociais, em especial os de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com