TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reforma política no Brasil

Artigo: Reforma política no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

No Brasil, Reforma Política é o nome dado ao conjunto de propostas que procuram melhorar o sistema político e eleitoral brasileiro. São questões que atingem diretamente os poderes Executivo e Legislativo e podem mudar a forma como escolhemos nossos representantes e a maneira que eles fazem campanha e atuam depois de eleitos. Assim, a reforma contribuiria para conquistar ou recuperar a credibilidade da classe política para com o povo brasileiro.

Apesar de ser discutida desde o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1995, a proposta sempre encontrou resistência por parte de vários políticos, muitos deles já há décadas ocupando cargos políticos, já que estes se acostumaram ao sistema antigo que lhes favorecia.

Em meio a isso, vem sendo discutida desde o ano passado a execução de um plebiscito sobre a reforma. A bandeira foi levantada pela presidenta Dilma Rousseff após manifestações por todo o país, mas encontrou discordâncias dentro da base aliada do governo e foi rapidamente abafada. Entretanto, uma campanha de iniciativa popular ao lado de movimentos sociais chamada de Plebiscito Constituinte tenta pressionar o poder público a convocar uma Assembléia Constituinte para realizar a reforma.

Uma reforma política de caráter popular poderia servir de pontapé para outras. Chamada de “A mãe de todas as reformas”, para muitos ela proporcionaria uma modernização do sistema político no Brasil, viabilizando a reforma de outros setores importantes para o país.

As principais propostas dessa nova reforma incluem a proibição da participação de empresas privadas entre os financiadores de campanha, o fim das coligações, ou seja, junção de dois ou mais partidos, garantir o equilíbrio entre representantes de ambos os sexos no Congresso Nacional e nos executivos nacionais e estaduais, criação de mecanismos para garantir a representatividade da diversidade da população, como negros, indígenas e população LGBT, e a maior participação popular nas decisões políticas do país. Porém, um fator que torna a reforma política um assunto complexo é o grande número de pautas e demandas que ela traz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com