TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regimes Contábeis

Monografias: Regimes Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 2

Regimes Contábeis

Vocês já sabem que para conhecer o resultado de um exercício social é preciso confrontar o total de despesas com o total das receitas correspondentes ao respectivo exercício social.

Durante o exercício social, a empresa pode pagar despesas incorridas no exercício anterior, pagar despesas incorridas no próprio exercício ou, ainda, pagá-las antecipadamente, isto é, aquelas cujos fatos geradores ocorrerão somente no exercício seguinte.

Isso também ocorre com as receitas: durante o exercício social, a empresa pode receber receitas que foram realizadas no exercício anterior, receber receitas que foram realizadas no próprio exercício e, ainda, pode receber receitas antecipadamente, isto é, aquelas cujos fatos geradores ocorrerão somente no exercício seguinte.

Então, quais contas de despesas e de receitas deverão ser utilizadas na apuração do resultado?

É o regime contábil adotado pela empresa que determina quais despesas e quais receitas integrarão ou não o resultado de um exercício social.

São dois os regimes contábeis conhecidos: regime de caixa e regime de competência.

Regime de Caixa

Na apuração do Resultado do Exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no respectivo exercício, independentemente da data da ocorrência de seus fatos geradores. Em outras palavras, por esse regime somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passam pelo caixa.

Regime de Competência

Conforme já dissemos, desse regime decorre o princípio da competência,e por ele será consideradas, na apuração do resultado do exercício, todas as despesas incorridas e todas as receitas realizadas no respectivo exercício, tenham ou não sido pagas ou recebidas. Não importa se as despesas ou receitas passaram pelo caixa (pagas ou recebidas); o que vale é a data da ocorrência dos respectivos fatos geradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com