TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionamento Interpessoal

Casos: Relacionamento Interpessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

13/10 Entenda as penalidades da Contabilidade

João Bosco Lopes

Além das infrações e penalidades de natureza disciplinar, o Código de Ética Profissional do Contabilista estabelece que a transgressão de seus preceitos constitui uma infração ética, podendo ser aplicadas três diferentes penalidades: advertência reservada, censura reservada e censura pública. Enquanto a advertência reservada e a censura reservada são de natureza sigilosa, a censura pública é de conhecimento geral

O contabilista deve ter conhecimento das normas e princípios da profissão, principalmente o que determina o Código de Ética, fator determinante para o êxito e melhor exercício da profissão junto à classe contábil e a sociedade por um todo.

A Ética Profissional, portanto, exerce um importante papel na valorização do contabilista, pois a conduta correta em seus trabalhos e atuações valorizará seu caráter e credibilidade junto aos empresários e à sociedade.

Quando os princípios éticos e morais não são respeitados no exercício da profissão, o contabilista deixa de ter credibilidade social ou moral, pois a sociedade não consegue identificar naquele profissional os cuidados necessários para proteger seus interesses. Por conseqüência, o cliente certamente deixará de acreditar naquele profissional.

Cabe única e exclusivamente ao profissional da contabilidade a capacidade de construir sua própria reputação e sua valorização profissional. Este trabalho deve ser pautado em valores éticos e morais. O profissional precisa estar sempre refletindo sobre seu papel mediante as questões e os valores morais necessários em suas atitudes particulares e sociais, principalmente no mundo dos negócios, onde o contabilista está cada vez mais inserido.

Os contabilistas devem exercer suas atividades seguindo os princípios, as normas e as orientações emitidos e publicados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), repassados aos profissionais pelos Conselhos Regionais

Para que o exercício da profissão seja harmonioso, havendo controle sobre os mais variados aspectos da profissão, e para que haja legalidade e credibilidade, o CFC concede aos Conselhos Regionais a responsabilidade de averiguar os procedimentos técnicos e éticos dos profissionais ali registrados.

Os Conselhos Regionais de Contabilidade, no pleno exercício da fiscalização da profissão contábil, podem aplicar sanções éticas e disciplinares

Enquanto a pena disciplinar visa corrigir uma infração sob o ponto de vista do trabalho técnico, a pena ética atinge a vertente moral do exercício profissional. Quando há aplicação de censura pública, o profissional em questão sofre imensos prejuízos, e a classe contábil fica manchada. A censura extrapola ao conhecimento das partes diretamente envolvidas e chega ao conhecimento do público em geral. Por outro lado, quando uma censura pública é aplicada, os profissionais de contabilidade de uma forma geral percebem que o exercício da profissão está sendo protegido. Isso representa mais confiança à sociedade, que percebe que seus interesses estão sendo resguardados.

João Bosco Lopes

Vice-Presidente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com