TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionamento Interpessoal

Artigos Científicos: Relacionamento Interpessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 6

Bibliografia

Chiavenato (1398 p.18), Chiavenato (1993 p. 52), Lucena (1990, p. 52),

Relacionamento Interpessoal e ambiente saudável de trabalho melhoram a produtividade.

Jornal do Commercio - Notícias Financeiras

Garrafiel, Simone

Proquest

Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A.

www.iesde.com.br

Sumário

Introdução

O que é Relacionamento Interpessoal? A palavra interpessoal já nos dá uma dica para explicar o que é relacionamento interpessoal, ou o que são relações interpessoais, é o conhecimento das relações internas entre sim próprio, ou com seu Eu interior. Nessa categoria podemos falar de autoconhecimento, auto reflexão a fim de estudar os sentimentos e emoções, analise do processo de pensamento. Quando uma pessoa começa a conhecer seus pensamentos e sentimentos um novo universo se abre o que proporciona a compreensão do mundo ao redor onde vivemos pois nosso estado interno reflete diretamente em nosso mundo externo.

O conceito de relacionamento interpessoal vem sendo uma ferramenta muito utilizada pela área de Recursos Humanos seja em dinâmicas de grupos ou treinamento, com o objetivo de selecionar melhor novos integrantes ou para resolver conflitos e proporcionar o autoconhecimento para os que já fazem parte da organização. A partir do momento que uma pessoa começa a conhecer a si mesma, muitas portas se abrem o que facilita a comunicação interpessoal com outros membros de equipe ou grupo de trabalho onde surgem relacionamentos que proporcionam novas amizades, e até soluções para problemas antes não visto ou percebido pelo grupo.

Neste trabalho será discorrido para que serve, como funciona o relacionamento interpessoal nas organizações, os cinco pilares necessários para desenvolve-lo, os benefícios tanto para o colaborador quanto para a organização e as consequências quando não utilizado.

Relacionamento Interpessoal

O relacionamento interpessoal, serve para aprendermos a conviver com o outro no trabalho mesmo sem entender o comportamento individual de cada um, na maioria das vezes isto é impossível. As pessoas dão algo de si e esperam algo em troca, seja a curto ou longo prazo. A maneira como o ambiente é moldado e estruturado influência na qualidade de vida das pessoas. Mais do que isso: influência o próprio comportamento e os objetivos pessoais de cada ser humano. As questões comportamentais devem ser trabalhadas e desenvolvidas como a capacidade do indivíduo se relacionar. É preciso criar um ambiente de confiança e intimidade, pois quanto mais se conhece o perfil de cada colaborador isso gera um melhor entendimento entre os colegas de equipe, aumentando a produtividade em todos os setores da empresa.

O Homem é um ser social

O homem é um ser naturalmente social que vive em grupos, os quais, por sua vez, constituem as organizações. Segundo Chiavenato (1398 p.18), “[...] É difícil separar as pessoas das organizações e vice e versa [...]”. As organizações fazem-se presentes na sociedade e na singularidade de cada pessoa: estão na escola, no trabalho, na igreja e na vida social, tendo em vista que o homem depende direta ou indiretamente delas.

A primeira Justificativa para a existência das organizações é: para se alcançar metas na sociedade a organização necessariamente carece de um grupo de pessoas que a coordene.

O ser humano é eminentemente social: ele não vive isolado, mas em contínua interação com seus semelhantes. Nas Interações humanas, ambas as partes envolvem-se mutuamente, uma influenciando a atitude que a outra irá tomar, e vice e versa. Devido as suas limitações individuais, os seres humanos são obrigados a cooperarem uns com os outros, formando organizações para alcançar seus objetivos. A organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas. A Cooperação entre elas é essencial para a existência da organização. (CHIAVENATO, 1993 p. 52).

De qualquer forma, não podemos perder de vista que uma organização sem pessoas não teria sentido nenhum. Uma fábrica sem pessoas para; um computador sem uma pessoa é inútil “Em sua essência, as organizações tem sua origem nas pessoas, o trabalho é processado por pessoas e o produto de seu trabalho destina-se ás pessoas” (LUCENA, 1990, p. 52).

Neste sentido, Chiavenato (1989) fala que a integração entre indivíduos na organização é importante por que viabiliza um clima de cooperação, saber trabalhar suas individualidades fazendo com que percebam no outro o que os motiva e quais são seus desejos, isso se torna mais fácil encontrar pontos concordantes para que atinjam resultados tanto individuais quanto grupais.

Relacionamento Interpessoal nas Organizações

Sendo o Homem um ser social, durante a vida ele se relaciona com diversos semelhantes em toas as situações, seja ela profissional ou em sua vida amorosa e até mesmo em ciclos de amizades, aprendendo assim a respeitar seus limites, suas diferenças, suas culturas e seus valores para manter um ambiente prazeroso.

Quando a empresa enfrenta problema de relacionamento, a área de Recursos Humanos junto à gerência tem a missão de sanar a dificuldade o quanto antes para não comprometer o clima de trabalho, é necessário identificar as causas para minimizar o efeito que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com