TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato Das Leituras Obrigatórias

Por:   •  9/4/2024  •  Relatório de pesquisa  •  3.282 Palavras (14 Páginas)  •  19 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE        8

4        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        9

5        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        10

6        RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        11

7        RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE        13

8        RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS        14

9        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        15

10        RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        16

11        RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        17

12        RELATO DA OBSERVAÇÃO        18

13        PLANOS DE AULA        19

14        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR        20

15        RELATO DA REGÊNCIA        21

16        VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        22

CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

REFERÊNCIAS        24

Observações:

  • Deverão ser mantidos no Relatório apenas os itens correspondentes ao estágio realizado no semestre, conforme Plano de Trabalho disponível no AVA.
  • Após concluir o seu relatório, será necessário atualizar a paginação do sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar apenas os números de página”.

INTRODUÇÃO

Neste item, você deve apresentar, de forma clara, o objetivo do material, ou seja, a apresentação dos resultados do estágio realizado no semestre, conforme Plano de Trabalho. Neste espaço, deve constar uma apresentação dos resultados obtidos pelo acadêmico durante sua experiência no campo de estágio. Deve conter: o que foi realizado; onde foi realizado; por que foi realizado; como foi realizado; quando foi realizado; e os resultados obtidos. Para a apresentação do texto, seguir esta formatação, preenchendo de 0,5 a 1 página.

Observações:

  • Componente do Relatório dos Estágios de Regência.
  • Componente do Relatório dos Estágios de Gestão.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Introdução

Este relatório apresenta uma análise detalhada dos resultados e das conclusões de uma pesquisa realizada com acadêmicos do curso de Matemática de uma universidade pública no estado do Paraná, focada no Estágio Supervisionado e suas implicações para a futura atuação docente. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, explorando os significados e saberes construídos pelos participantes durante o Estágio.

Metodologia

A pesquisa foi conduzida por meio de questionários com questões abertas, aplicados a acadêmicos do 3º e 4º ano do curso de Matemática. Os participantes foram selecionados com base na experiência no Estágio Supervisionado I e II. Os dados foram analisados de forma indutiva, com foco na interpretação dos fenômenos relatados pelos participantes e na atribuição de significados aos seus relatos.

Resultados e Discussão

Os resultados indicaram que o Estágio Supervisionado foi geralmente avaliado de maneira positiva pelos acadêmicos, destacando-se como uma experiência formativa, desafiadora e gratificante. Os participantes relataram aprendizados significativos nos âmbitos social, profissional e cultural. A oportunidade de vivenciar o dia-a-dia da sala de aula proporcionou uma visão realista da profissão docente e estimulou reflexões sobre métodos de ensino e aprendizagem.

Os acadêmicos enfatizaram que o Estágio foi um espaço importante para o desenvolvimento de atividades cognitivas e para a construção de saberes práticos. Eles reconheceram a complexidade do trabalho docente, especialmente ao lidar com a heterogeneidade e as dificuldades encontradas em sala de aula, como a indisciplina dos alunos e a falta de interesse nos conteúdos.

Desafios Enfrentados

Um dos principais desafios relatados pelos acadêmicos durante o Estágio foi a gestão da sala de aula e o enfrentamento da indisciplina dos alunos. Muitos se sentiram inseguros ao assumir a responsabilidade pela turma, temendo não conseguir controlar o ambiente de aprendizagem. Além disso, questões relacionadas ao planejamento das aulas, à organização dos horários e à adaptação à realidade escolar foram mencionadas como obstáculos significativos.

Sugestões para Aprimoramento

Os acadêmicos sugeriram diversas melhorias para o Estágio Supervisionado. Uma recomendação comum foi a introdução do Estágio desde o primeiro ano do curso, com projetos e atividades práticas em contraturno. Eles enfatizaram a importância de limitar o estágio a um número reduzido de turmas para permitir um melhor envolvimento com os alunos. Além disso, os participantes destacaram a necessidade de incluir escolas de diferentes contextos, urbanos e rurais, para proporcionar uma experiência mais abrangente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (175.2 Kb)   docx (210.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com