TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio - Prática Supervisionada

Monografias: Relatorio De Estagio - Prática Supervisionada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.977 Palavras (8 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 8

Relatório Instrumental – Estágio Obrigatório

O estágio curricular supervisionado em Serviço Social é um momento importante para a formação profissional, pois possibilita ao estudante uma aproximação com a realidade concreta e a oportunidade de relacionar teoria e prática. Este é o relato de experiência das atividades realizadas durante o Estágio em Prática Supervisionada I no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Alto da Cruz, em Ouro Preto/MG. A experiência tem contribuído significativamente para o meu processo de formação profissional por meio do desenvolvimento da postura investigativa, propositiva, criativa e interventiva.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é resultado preliminar de observações e desenvolvimento de atividades realizadas durante o Estágio em Prática Supervisionada I da Faculdade Estácio de Sá – Belo Horizonte/ Campus - Prado, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Alto da Cruz no Município de Ouro Preto/MG. O estágio constitui momento rico para a formação profissional, pois possibilita ao estudante uma aproximação com a realidade concreta e a oportunidade de relacionar teoria e prática.

Conforme a Lei Nº 11.788, de 25 de Setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, em seu art. 1º define o seguinte:

“O estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”.

Face à abordagem deste trabalho, o foco de discussão direciona para o Estágio em Prática Supervisionada I, por ser este o momento inicial voltado para observações da realidade na qual o exercício profissional se desenvolve, de modo que o estudante seja capaz de visualizar as contradições em que a profissão esta inserida.

Na atualidade, a exigência do mercado de trabalho para a profissão de Serviço Social demanda um profissional crítico, criativo e propositivo em suas ações, em função das exigências resultantes do processo de reestruturação produtiva que impactaram o capital no limiar do século XXI, aliado a precarização do trabalho, contratações temporárias, baixos salários, informalidade, etc.

Neste contexto de mudanças e transformações do sistema capitalista, a questão social é matéria mais trabalhada no Serviço Social, de modo que a intervenção deste sobre suas expressões ocorre de forma complexa, em razão do sistema capitalista adotar mecanismos para despolitizar e enfraquecer as lutas da classe trabalhadora, além de individualizar ações e responsabilizar os sujeitos por suas mazelas e dificuldades. Todavia, a ação dos movimentos sociais e segmentos que lutam por direitos sociais têm demarcado a história no âmbito da política social, sendo a política da assistência social expressiva.

Para o caso brasileiro, a partir da Constituição de 1988 tal política passou a ser direito, política de Estado, formando junto com a saúde e a previdência social o tripé da seguridade social. “A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinados a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social (CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, ART.194)”. É importante destacar que mesmo sendo garantida pela Constituição Federal como um direito, a política de assistência social só foi regulamentada em 1993 com a aprovação Lei nº 8.742 – Lei Orgânica da Assistência Social, vetada anteriormente em 1991 pelo então presidente da República Fernando Collor.

Face ao exposto, a inserção no campo de estágio supervisionado no âmbito da política de assistência social ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Alto da Cruz do município de Ouro Preto/MG, uma unidade pública estatal onde são ofertados os serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica. O CRAS é uma referência para o acesso do usuário a rede socioassistencial e as demais políticas públicas, ou seja, trata-se da porta de entrada para o acesso à proteção social básica do SUAS.

O estágio nesse primeiro momento proporcionou uma oportunidade de colocar em prática as três dimensões da profissão, quais sejam: teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político, pois são elas que embasam a formação profissional e as ações do assistente social. Neste sentido, o trabalho contextualiza a instituição local em que se desenvolveu o estágio supervisionado e, seguido do relato de experiência e as considerações finais.

2. DESENVOLVIMENTO

O CRAS é considerado a porta de entrada para a política de assistência social, sendo que esta política durante muito tempo foi considerada de ordem ação paliativa, filantrópica e caritativa para a população destituída dos direitos sociais.

O município de Ouro Preto, possui 5(cinco) unidades de CRAS, sendo 2 na sede e 3 nos distritos com maior índice de vulnerabilidade, estas unidades atendem as famílias em situação de vulnerabilidade social no município, sendo que o município é de médio porte e de acordo com a NOB-SUAS deve acompanhar até 5.000 famílias referenciadas. As famílias que estão em vulnerabilidade social no município são acompanhadas pela equipe do CRAS e incluídas no Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF). O referido Centro também oferta o Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos, para complementar o trabalho social com as famílias incluídas do PAIF prevenindo a ocorrência de situações de risco social, no qual existem atualmente os seguintes serviço de convivência: para crianças e adolescentes a partir de 6 anos até 18 ano e para mulheres e idosos.

A equipe do CRAS Alto da Cruz do município de Ouro Preto atua também em articulação com outras políticas como saúde, educação, previdência social, habitação, entre outras para poder inserir os usuários na rede de serviços. No que se refere às demandas atendidas na instituição destacam-se encaminhamentos dos usuários ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para requererem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), tanto idosos como deficientes, benefícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com