TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório A Teoria de Marx

Por:   •  8/5/2019  •  Resenha  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 9

a)

A teoria de Marx

Como lido no livro de Giddens a teoria de Marx envolvia a estratificação mesmo que ele não tenha conseguido criar uma análise mais sistematizada sobre o conceito de classe social, porem segundo Marx, uma classe social é um grupo de pessoas que se encontra em um meio de produção, e esses meio de produção se consistia primeiramente na terra e nos equipamentos utilizados para o cultivos das colheitas ou também os animais no campo e nessas sociedades pré-industriais, se baseava em duas classes sociais, os que possuíam as terras (os aristocratas parte nobreza ou os donos de escravos) e aqueles que faziam todo o processo de preparo e cultivo do solo (os servos, os escravos e os camponeses livres). Já na indústria moderna as duas classes sociais são formadas por aqueles que possuem o maquinário mas conhecido como os industrialistas ou capitalista, e aqueles que ganham a vida vendendo seu trabalho para ele que são a classe operaria ou como Marx gosta de dizer o proletariado, e de acordo com Marx existe uma exploração, os servos eram forçados a darem uma determinada parte de sua produção, ou tinha que trabalhar vários dias por mês nos campos de seu senhor para plantarem alimentos consumidos por este e seu séquito. No entanto na sociedade capitalista moderna essa exploração é menos obvia Marx percebeu que o trabalhador produz mais do que o normal, só que na verdade os operários necessitam compensar o custo de sua contratação. Essa mais valia é uma fonte do lucro que os capitalistas conseguem juntar para seu próprio proveito, e Marx ficava perplexo em ver essa desigualdade criada pelo sistema capitalista e ele criou um termo chamado pauperização que era pra descrever que a classe operaria ficava cada mais pobre em relação a classe capitalista, essas desigualdade entra a classe operaria e a capitalista na era estritamente em questão econômica e sim ele percebia o avanço das indústria e a mecanização da produção trazem como resultado um trabalho que, com frequência, se torna extremamente enfadonho e opressivo.

A teoria de Weber

A abordagem que Weber usou para a estratificação foi sobre a analise desenvolvida por Marx, só que com uma linha de raciocínio mais profundo em relação as classes sociais e weber considerava que a sociedade se caracterizava por conflitos sobre o poder e os recursos. Entretanto Weber enxergava a polarização das relações de classe e os temas econômicos como o centro de todo o conflito social. Assim com uma visão multidimensional da sociedade Weber diz que a estratificação social não é apenas uma questão de classe, mas ela é moldada por mais dois aspectos: status e partido. Esses três elementos de estratificação, que se sobrepõem parcialmente e produzem números enorme de posições possíveis dentro da sociedade, diferentemente da ideia proposta por Marx. Weber acreditava que a posição de mercado do individuo exerce uma forte influencia sobre suas “oportunidades de vida” aqueles que buscam desenvolver ocupações gerenciais ou profissionais ganham mais, e com certeza dispõem de condições mais favoráveis de trabalho, como por exemplo, os operário, a qualificações que possuem, tais como diploma e habilidades adquiridas o tornam mais “negociáveis” do que os outro que não possuem uma qualificação, ficando sujeitos a um nível abaixo dos operários. De com Weber o status refere-se as diferenças existentes entre os grupos sociais quanto a honra ou o prestigio social conferido pelos demais, o status passou a ser expresso por meio dos estilos de vida das pessoas. “Sinais e símbolos de status, como a moradia, o vestir, modo de falar e a ocupação – ajudam a moldar a posição social do indivíduo aos olhos dos outros.” No entanto Weber assinalou que na sociedade moderna a formação de um partido é um aspecto de extrema importância do poder, podendo influenciar a estratificação independentemente da classe e do status. Partido basicamente é um conjunto de indivíduos que trabalham por terem, formações, objetivos e interesses em comum. È usual o partido trabalhar de maneira organizada em prol de uma meta especifica que seja interesse dos membros do partido.

Diferenças

Ao longo de toda a teoria de Marx e Weber podemos perceber que Marx tentou reduzir a estratificação social às divisões de classes somente, enquanto Weber chamou muito a atenção, Weber trouxe pensamentos mais complexo das classes, status e do partido enquanto aspectos separados da estratificação social, Weber fez o modelo rígido de Marx sobre estratificação social ficar bem fácil de entender pelo menos em classes que foi o que Marx apenas disse e ainda complementou a estratificação social falando de status e poder.

b)

1. Princípio – Reduzir a democracia

Na própria criação dos Estados Unidos baseia-se na concepção de que o poder deve estar na mão dos ricos porque os ricos são grupo de homens mais responsáveis, como James Madison disse “a grande preocupação da sociedade tem de ser a proteção da minoria dos abastados contra a maioria da população”. Suponhamos que todas pessoas votam livremente, a maioria dos pobres iriam se organizar e reunir para tirar as propriedade dos ricos claro que isso é injusto, no entanto o sistema constitucional tem que ser concebido para impedir a democracia vamos imaginar que se Atenas fosse uma democracia pobres juntavam-se e tiravam o pode aos ricos, da forma de que Aristóteles propôs que hoje em dia seria um estado do bem estar social tentando reduzir a desigualdade mas de fato o que está verdadeiramente em causa hoje é esta dicotomia. Reduzir a democracia ou reduzir a desigualdade social, eis a questão.

2. Moldar a ideologia

Por volta da década de 60 do século XX que foi um período de democratização, setores da população que pareciam passivos e apáticos reuniram-se e organizaram-se para pressionar o governo com a suas exigências. No entanto se envolvendo mais nas decisões e no ativismo, fazendo com que isso mudasse muito a consciência de varias maneis tais como: Os direitos de minorias, os direitos das mulheres, a preocupação com o meio ambiente, a oposição à agressão, a preocupação com os outro isso é tudo efeitos civilizacionais que causa medo aos chefões da sociedade.

3. Redesenhar a economia

Os EUA foi o grande centro de produção mundial, já que as instituições financeiras se restringiam em distribuir bens não utilizados como créditos e poupanças. Assim mudando isso décadas depois com a mudança no setor financeiro e com investimento se obteve um grande aumento no capital e chegando aonde que o sistema de comercio começa a colocar trabalhadores em concorrência e nivelamento com os outros do mundo inteiro, por exemplo isso faz com que um trabalhador americano trabalho no mesmo que os trabalhadores super explorados da china, assim que os muito bem pagos estão protegidos e não estão em concorrência com o mundo inteiro, os trabalhadores não podem se movimentar e trabalho também não, mas o capital pode. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com