TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais teorias desenvolvidas por Marx

Abstract: As principais teorias desenvolvidas por Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Abstract  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 2

As principais teorias desenvolvidas por Marx são:

1) Valor: em suas teorias sobre o valor, Marx desenvolve uma profunda linha de raciocínio acerca da produção de mercadorias na sociedade capitalista e da origem dos lucros.

2) Trabalho: trabalho seria a mercadoria mais importante dentro do sistema capitalista, pois é a única que gera valor, ou seja, agrega valor à tudo que é produzido em nossa sociedade.

3) Mais-valia: a mais-valia é um conceito que merece ser estudado a fundo, mas para começar a compreendê-la podemos dizer que mais valia é a diferença entre o que o trabalho do trabalhador gera em valor e o salário que o capitalista paga por ele.

4) Luta de classes: para Marx, havia uma divisão inconciliável dentro da nossa sociedade entre a burguesia (a classe daqueles que detêm os meios de produção) e o proletariado (aqueles que só possuem sua força de trabalho) e esta divisão causava a chamada luta de classes que representa a luta de cada um dessas classes lutando pelos seus direito indefinidamente.

5) Anarquia da produção: aqui Marx demonstra que o capitalismo não tem um sistema de organização centralizada que aponte para onde deve caminhar a produção dentro da sociedade, gerando com isso uma produção sem planejamento que leva à crises periódicas.

6) Crises do capitalismo: visto como um modo de produção que é contraditório e impossível de encontrar uma estabilidade, Marx previu que o capitalismo atravessaria diversas crise, sendo elas algumas crises estruturais, ou seja, que fazem parte do sistema em si, outras crises cíclicas, que também fazem parte do capitalismo e viriam de forma periódica e uma crise final que seria o resultado do acúmulo destas crises e representaria o fim deste modo de produção.

7) Fim do capitalismo: Marx não se preocupava só em analisar o que estava acontecendo com a sociedade, ele também apontava qual seria o caminho que devia ser seguido. Uma crise final do capitalismo levaria o mundo cada vez mais próximo à barbárie. Desta forma era preciso que os trabalhadores tomassem consciência de que são a maior classe e seus direitos é que devem prevalecer e, em um momento de crise eminente, eles se unissem e saíssem às ruas para iniciar o processo de construção de uma nova sociedade que visaria o fim da propriedade privada dos meios de produção, uma sociedade equilibrada que permitira o desenvolvimento pleno do homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com