TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Química - A análise volumétrica é o processo pelo qual determinamos a concentração de uma solução.

Por:   •  1/4/2015  •  Artigo  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Introdução

A análise volumétrica é o processo pelo qual determinamos a concentração de uma solução (ou a quantidade de soluto nela existente) pela medição do volume de uma segunda solução, de concentração já conhecida (solução titulada), que reage com a primeira.  A reação completa entre as duas soluções dá-se no chamado Ponto de Equivalência, em que toda a solução reage quantitativamente e se torna visível quando adicionado uma gota a mais de titulante, obtendo-se assim o Ponto de Viragem, facilmente visualizado pela adição de um indicador durante a titulação, o indicador utilizado nesse experimento foi a fenolftaleína, que é um exemplo de indicador ácido-base sintético que fica rosa em meio básico e incolor em meio ácido. Existem 4 tipos de ensaios volumétricos: Volumetria por precipitação, oxidação-redução, complexação e neutralização. Esta última é a utilizada neste experimento.

A volumetria de Neutralização é o ato de determinar a concentração de uma solução ácida através de uma titulação com uma solução básica, ou vice-versa, baseando-se na reação de combinação dos íons hidrogênio e hidróxido com a formação de água.

  1. Objetivos

O relatório faz referência ao experimento Volumetria de neutralização, presente no roteiro de prática. O experimento possuía como objetivo determinar a porcentagem (teor) de ácido acético no vinagre, realizando a titulação de um ácido fraco com uma base forte. E a partir daí avaliar se o vinagre utilizado estava dentro dos padrões da legislação brasileira (a qual diz que os vinagres devem conter um teor de ácido acético que varia de 4% a 6%).

  1. Parte experimental
  • Materiais
  • Balão volumétrico de 250 ml
  • Erlenmeyer
  • Pipeta volumétrica 2ml
  • Suporte universal
  • Bureta de 50ml
  • Conta-gotas
  • Reagentes
  • Solução de fenolftaleína
  • Vinagre
  • Solução padrão de hidróxido de sódio, NaOH, 0,1023 mol/L
  • Procedimento

Com o auxílio de uma pipeta volumétrica e de uma pera, medimos 25 mL de vinagre, logo após o transferimos para um balão volumétrico de 250 mL, completando o volume do balão com água destilada e depois homogeneizamos a solução diluída de vinagre.

Utilizando novamente a pipeta volumétrica com o auxílio de uma pera, medimos uma alíquota de 25 mL da solução diluída de vinagre, transferimos para um erlenmeyer de 250 mL e adicionamos a solução 3 gotas de fenolftaleína, que é incolor ao meio ácido e possui cor rosa claro em meio básico, sendo assim foi utilizada como indicador do final da reação.

Utilizando a bureta com 50ml de NaOH, fomos adicionando o NaOH no Erlenmeyer e mexendo simultaneamente até observarmos uma mudança na coloração do composto, antes incolor e agora rosa claro, o que indica que chegou um momento na adição de base (NaOH) que a mesma ficou em excesso fazendo com que a fenolftaleína alterasse a cor, resumindo a reação chegou ao fim. Repetimos o processo, obtendo como resultados a quantidade utilizada de NaOH, que foi de 21,1 mL para a primeira solução titulada; 20,7 mL para a segunda solução titulada e uma média de 20,9 mL.

Observamos a média do volume de NaOH utilizado também por outros grupos:

Grupo

Volume de NaOH (ml)

1

20,3

2

20,35

3

21,05

4

20,5

5

20,03

6*

20,9

7

20,23

8

20,3

      * grupo dos componentes responsáveis pelo respectivo relatório

  1. Resultados e Discussões

Da solução de 250 mL de vinagre e água destilada, sendo esta formada por 25 mL de vinagre e 225 mL de água destilada, foi retirada uma alíquota de 25 mL, tendo assim na alíquota um volume de vinagre equivalente a 2,5 mL.

A reação entre ácido e base observada no procedimento foi:

Ácido                                                                                            Base

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com