TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação sujeito-objeto

Abstract: Relação sujeito-objeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Abstract  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

Relação sujeito-objeto

Na relação sujeito-objeto, o sujeito é aquele que possui capacidade cognitiva, isto é, capacidade de conhecer. O objeto é aquilo que se manifesta à consciência do sujeito, que é apreendido e transformado em conceito. Você estudou que o sujeito pode se apropriar do objeto de duas formas.

Analise a figura abaixo, indique o objeto de estudo e as duas formas de apropriá-lo. Explique de forma fundamenta em um texto de no mínimo 10 linhas, exemplificando cada uma das formas. (2,5 pontos)

Foto 1 – superlotação carcerária

Fonte: CAMPANA, Fábio. Paraná implanta sistema que integra informações da população carcerária. 2011. Disponível em: <http://www.fabiocampana.com.br/2011/02/parana-implanta-sistema-que-integra-informacoes-da-populacao-carceraria/>. Acesso em: 19 ago. 2013.

RESPOSTA:

O objeto de estudo seria a superlotação carcerária já a primeira forma é a capacidade cognitiva do preso , com o lugar em que ele se encontra (direta). A segunda forma indireta , nela tem –se um mediador , que pode ser o conhecimento já produzido , por alvo. Pessoa através de figuras , entre outras coisas. Na primeira , forma não teve mediador e na segunda teve, ou seja direta e indireta respectivamente.

Complementando : As duas formas , intermediário da realidade , sem precisar do intermediário do outro meio de comunicação. Os presidiários , são o alvo , sendo que, a superlotação é imensa., isto consiste na apropriação da direta da realidade sem mediações de outra pessoa , ou de algum outro meio (nesse caso o sujeito opera com e sobre a realidade).

Questão 2:

A ciência, o senso comum, a filosofia, a religião e a arte são conhecimentos que possuem naturezas distintas.

Com base nas diferenças entre os diversos tipos de conhecimento, preencha os espaços, indicando uma característica própria a cada conhecimento apresentado no quadro.

Mas, atenção: a relação entre as características deverá ser, necessariamente, de contraposição. Sendo assim, indique: uma característica do senso comum em contraponto à da filosofia; outra, em contraponto à da ciência.

Após o preenchimento do quadro, elabore um pequeno texto (até 05 linhas para cada contraposição) esclarecendo tais características e também a relação de oposição entre elas. (2,5 pontos)

SENSO COMUM FILOSOFIA

Se apega a aparência dos fatos e não as essencias

Vai a raiz do problema, buscando a sua essência e se apropriando a aparência dos fatos.

Na filosofia o senso comum, descreve as crenças e proposições que aparece como normal , sem depender de uma investigação detalhada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com