TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Artigo 4 - Gestão De Capital De Giro Contribuição Para às Micro E Pequenas Empresas No Brasil

Trabalho Universitário: Resenha Artigo 4 - Gestão De Capital De Giro Contribuição Para às Micro E Pequenas Empresas No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  1.271 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Artigo 4 – Gestão de Capital de Giro: Contribuição Para às Micro e Pequenas Empresas no Brasil

Sabemos que às micro e pequenas empresas são a base sustentável da economia no Brasil, e por este motivo temos que da ênfase à sobrevivência deste segmento para que ocorra o desenvolvimento econômico e social, já que elas somam 98% de todas as empresas existentes e por conta disso são as que mais empregam pessoas.

Devido a importância deste segmento para a economia, deve se ter uma maior atenção na administração do capital de giro, pois é com ele que as micro e pequenas empresas vão financiar suas necessidades operacionais, identificadas desde a aquisição de matérias primas até o recebimento do produto acabado.

Para Brigham, capital de giro é investimento da empresa em ativos de curto prazo, para Assaf Neto, capital de giro ou capital circulante está associado aos recursos que giram ou circulam na empresa em determinado período de tempo. Ou seja, é uma parcela do capital da empresa aplicado em seu ciclo operacional.

Uma empresa que não tem uma boa gestão de seu capital de giro tende a desaparecer do mercado caso este se acabe, é necessário então que as empresas tenham uma reserva para eventuais problemas, conseguindo assim fazer a manutenção necessária em seu capital de giro evitando uma crise financeira.

Como este segmento é um dos mais importantes, possuem uma esmagadora maioria dos postos de trabalho e do total de empresas no país. Possui uma maior fonte de empregos, as grandes empresas demitem em massa muitos funcionários, então as micro e pequenas empresas absorvem a maioria desta mão de obra.

De acordo com algumas informações fornecidas pelo SEBRAE, verifica-se que a maior parte das micro e pequenas empresas do Brasil, estão distribuídas por setor de atividades, por exemplo, a maior parte está concentrada no setor de comércio e serviços. Também verificamos que na região Norte do país está concentrada a maior parte deste segmento. Uma das características das micro e pequenas empresas é que a maior parte compram só do mercado interno.

Além da manutenção do capital de giro, também deve se ter um cuidado especial com as seguintes medidas: controlar a inadimplência, não financiar o capital de giro a qualquer custo, alongar o perfil do endividamento, reduzir custos, encurtar o ciclo operacional.

As micro e pequenas empresas têm suas características bem definidas e por isso tem a maior parte dos empregos formais no Brasil, mesmo assim não contam com uma estrutura de apoio de crédito. Por esse motivo, uma boa gestão do capital de giro é importante, já que ele vai suprir as necessidades da empresa.

Esse fator mal administrado leva ao fechamento de tal segmento de empresas. O capital de giro mal administrado também afeta o fluxo de caixa das empresas. Com tudo isso os administradores das micro e pequenas empresas devem estar antenados, atentos, a todas as modificações que ocorrem no mercado financeiro, ter o controle de seu fluxo de caixa e estar com suas obrigações em dia. Assim estarão garantindo sua sobrevivência no mercado, um equilíbrio financeiro e um capital de giro positivo para atender futuros problemas financeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com