TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital de Giro nas Micros e Pequenas Empresas na Cidade de Barreiras

Por:   •  1/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

Capital de Giro nas Micros e Pequenas Empresas na Cidade de Barreiras

1. Tema Geral

Capital de giro

2. Tema Especifico

Capital de Giro nas Micros e Pequenas Empresas na Cidade de Barreiras

3. Problema

Existe relação do capital de giro com o sucesso das micros e pequenas empresas na cidade de Barreiras/BA?

4. Problemática

Graças a modernização da tecnologia e a facilitação ao acesso as informações é notório o empreendimento de novos negócios. No cenário brasileiro as micros e pequenas empresas cada vez mais tem ganhado espaço no mercado tão competitivo e dinâmico que temos. Para que essas novas empresas obtenham sucesso e êxito no mercado, é fundamental acima de tudo, o acompanhamento da evolução econômico-financeiro da empresa. O controle econômico-financeiro não eficiente dessas empresas está estreitamente ligado ao alto índice de mortalidade das mesmas.

Segundo Albuquerque (2013) apud SEBRAE (2012)

As micros e pequenas empresas (MPEs) constituem, no Brasil, 98% das 5,1 milhões de empresas existentes, geram 53% dos empregos com carteira assinada, contribuem com 20% do PIB e respondem por 2,7% das exportações nacionais. (SEBRAE-SP, 2012). Apesar da importância das pequenas empresas, o índice de mortalidade nesse segmento continua alto, acarretando grandes perdas para a sociedade. De cada 100 empresas que iniciaram suas atividades no ano de 2000, apenas 42 (quarenta e duas) sobreviveram até o ano de 2007; 27 (vinte e sete) não conseguira completar nem uma ano de vida após a abertura. Só no Estado e São Paulo, no ano de 2008, 8 mil empresas foram, fechadas, gerando uma perda de 364 mil ocupações e 19,6 bilhões de reais. (SEBRAE-SP, 2012a)

O referido estudo concentrasse em analisar e problematizar a relação do capital de giro das empresas com o sucesso e êxito das empresas.

Conforme Neto (2009), o capital de giro está ligado diretamente ao capital disponível que a empresa deve dispor para que possa funcionar, até a remuneração dos produtos e/ou serviços que a mesma oferece. Assim o capital de giro é algo vital para toda e qualquer empresa, visto que permite a empresa traçar novos planos, honrar com os seus compromissos, desde a compra de novas matérias primas até o pagamento de fornecedores, sem que influencie negativamente a sua saúde econômico-financeiro. O tratamento do capital de giro varia de empresa para empresa, uma vez que a natureza de cada uma é bem particular, desta forma o capital de giro é utilizado como estratégia para potencializar sua vantagem competitiva perante as demais.

Referencias

GRAPEGGIA, M. ET AL. Fatores condicionantes de sucesso e/ou mortalidade de micro e pequenas empresas em Santa Catarina. Produção, v. 21, n. 3, p. 444-455, jul./set. 2011. 

PEREIRA, M F. ET AL.  Fatores de Inovação para a Sobrevivência das Micro e Pequenas Empresas no Brasil. RAI - Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 50-65, 2009.

ZICA, R.M.F.; MARTINS, H.C. Sistema de garantia de crédito para micro e pequenas empresas no Brasil: proposta de um modelo. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, vol.42 no.1 Jan./Feb. 2008

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com