TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Cultura

Trabalho Escolar: Resenha Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentos das Ciências Sociais

Barros, Marco Aurélio Nunes de. Ciências Sociais: Para aprender a viver, 1 edição/2009.

Capitulo I – Cultura – Por Jacob Portela

É sabido que a palavra cultura é, habitualmente, associada ao intelecto, ao acúmulo de conhecimento e, portanto, está diretamente ligada ao comportamento humano. As práticas sociais encharcadas de cultura dividiram ciências e autores na tentativa de justificar o modo como essa cultura é adquirida e cultivada nos mais variados grupos sociais.

De um lado, a psicologia evolucionista e a sociobiologia afirmam que a cultura é transmitida por herança genética, ou seja, determinada biologicamente. Por outro lado, a antropologia e a sociologia defendem que a transmissão da cultura se dá através do processo de socialização, por meio do aprendizado que acontece em família, entre amigos, grupos religiosos, profissionais e outros.

O homem ao nascer apenas trás consigo uma bagagem genética (cor de pele, cabelos, olhos, etc.), mais também lhe é inato o sistema fisiológico. Assim sendo, o seu convívio em sociedade é quem vai determinar seus costumes, seus valores, sua moral, suas verdades. Nesse sentido, Edward Tylor já afirmara:

“Cultura é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costume, e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.”

Cultura, etnocentrismo e relativismo

Como dito, é todo esse conhecimento adquirido - no seio de uma determinada sociedade - que irá levar o ser humano a formular sua visão de mundo. Outrossim, admitisse diferentes visões de mundo, uma vez que se constata uma vasta gama de sociedades cada uma moldada com sua cultural.

Contudo, quando se admite a existência de uma cultura melhor que outra está se cultuando o etnocentrismo, prática esta que marcou e ainda marca a historia da humanidade de forma negativa. Portanto, não há no que se falar em cultura superior ou cultura inferior. No mais, e, em contraposição ao etnocentrismo surge o relativismo cultural onde nenhuma sociedade e sua cultura pode servir de modelo para o julgamento de outras, devendo cada uma ser julgada dentro do seu contexto social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com