TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: CULTURA E CONSUMO - MCCRACKEN

Por:   •  29/8/2017  •  Resenha  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 2

ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

RODRIGO CHAVES

ADMM4A

RESENHA “CULTURA E CONSUMO - MCCRACKEN”

De acordo com Grant Mccracken, em seu livro “Cultura e Consumo”, existe uma relação entre a cultura e o consumo. Além da utilidade básica, os produtos possuem um significado cultural. Com isso, explica-se como essa significação é transmitida aos bens de consumo, e consequentemente seus consumidores. Essa teoria foi a primeira a identificar e estudar essa relação.

Dentro de cada cultura existem diversas práticas que podem-na diferenciá-las das demais, como desde hábitos, até vestimenta, música e comida. A partir disso, o marketing age e leva essas culturas aos bens/produtos, através não só da propaganda, mas também do design, distribuição, promoção,  entre outros. Assim, as pessoas passam a reconhecer os tais significados culturais, e com isso desejam possuir os produtos para obter esses significados. Nesse processo, identificaram-se 4 rituais básicos: troca, posse, arrumação e despojamento.

Em minha opinião, a teoria do Mccracken é excelente e resumo bem todo o processo de compra influenciado pela cultura.  Entretanto é importante relatar que, como qualquer teoria, ela possui certas limitações. Um exemplo disso é que, de acordo com o autor, as pessoas adquirem bens que estão com determinada cultura impostos a eles. Porém, hoje em dia, as pessoas compram produtos iguais e transmitem culturas totalmente diferentes com a que a marca gostaria de estar passando. Além disso, os rituais são muito restritos, possuindo apenas quatro, mas que poderiam ser muito mais, englobando a compra em si, o abandono e o “não uso”, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com