TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade sócio-ecológica

Seminário: Responsabilidade sócio-ecológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Seminário  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

O caminho para a Sustentabilidade

Mais do que um conceito, responsabilidade socioambiental é uma postura. É adotar, individual ou coletivamente, práticas em benefício da sociedade e do meio ambiente, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Atentas a isso, algumas empresas têm apostado em práticas para um desenvolvimento sustentável. Pode ser um apoio a um projeto social, uma política de redução de resíduos, reutilização de recursos naturais. Os exemplos são muitos e devem ser multiplicados. No Anuário de Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, você encontra alguma dessas iniciativas, espalhadas em diferentes cantos do Brasil. Ideias que podem ser copiadas na sua empresa, na sua comunidade ou mesmo na sua casa.

É só a partir de práticas de responsabilidade socioambiental que conseguiremos um desenvolvimento sustentável, com menos danos ao meio ambiente e mais igualdade social.

Nas empresas, é preciso criar uma política corporativa de responsabilidade socioambiental. O primeiro passo é elaborar um documento, com os princípios e valores que devem ser seguidos. As diretrizes devem ser compartilhadas com todos os funcionários.

Na hora de definir a política, as práticas da empresa devem estar em consonância com seus valores e necessidades internas e com os valores e necessidades do mercado, dos governos, da sociedade e do ambiente.

Além de trazer vantagens para a natureza e o meio ambiente, essas medidas de responsabilidade socioambiental podem melhorar os negócios. Os consumidores do mundo inteiro estão procurando organizações compromissadas com a responsabilidade social e ambiental.

A ideia é que empresas e poder público criem estratégias de desenvolvimento econômico em sintonia com as demandas e questões sociais, utilizando, de forma consciente, os recursos disponíveis no meio ambiente. Uma forma de usufruir o presente sem comprometer a vida das gerações futuras.

Responsabilidade socioambiental abrange vários aspectos: social, ambiental, cultural, econômico, todos interligados. É importante que o conceito seja difundido em empresas, escolas, comunidades. Multiplicar os bons exemplos ajuda a desmistificar a ideia de que não há saída. O desequilíbrio social e ambiental é sim, motivo de preocupação. Mas há casos reais que mostram as tendências de reversão, conscientização e responsabilidade pelo planeta e sua sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com