TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas ao trabalho de Maquiavel "Príncipe"

Ensaio: Respostas ao trabalho de Maquiavel "Príncipe". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/12/2014  •  Ensaio  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  291 Visualizações

Em sua obra Maquiavel traz várias situações que devem ser evitadas pelo Príncipe para que evite ser odiado por seus súditos porém estimula comportamentos que podem representar o sucesso do reinado frente ao povo. Diante o pensamento do autor e a partir da leitura da obra responda:

a) O que Maquiavel queria dizer com relação à parcimônia e à clemência do príncipe?

b) Como se caracterizava um Estado forte aos olhos do autor?

c) Entre a força do leão e a esperteza da raposa qual o ideal o Príncipe deveria perseguir? Explique a partir da metáfora apresentada:

Resposta:

Maquiavel expos que se deve ter certo equilíbrio em seu reinado, afirmando que deve ser cauteloso com aquilo que fizer e no que acreditar, ter equilíbrio, prudência e humanidade de modo que não se torne imprudente, por causa da confiança e nem intolerante, pela desconfiança excessiva.

Para o autor, um Estado forte é a junção de infraestrutura, leis eficazes, devoção aos seus súditos, assim como conseguir manter-se por si mesmo sem ajuda de outros. Salientou também que é necessário fortificar a cidade e a prover.

Na realidade, o Príncipe deve seguir a ideia de ser um animal, pois bem, deve saber agir como o leão e como uma raposa, sendo um leão para afugentar os lobos com sua força e aparência tenaz e a raposa para fugir das armadilhas com sua perspicácia.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com