TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas depois de ler o texto "O modelo moderno do estado brasileiro: uma abordagem crítica"

Ensaio: Respostas às perguntas depois de ler o texto "O modelo moderno do estado brasileiro: uma abordagem crítica". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  Ensaio  •  219 Palavras (1 Páginas)  •  357 Visualizações

Entre os debates da economia política estão as principais teorias econômicas. O liberalismo pressupõe como elemento principal a livre iniciativa e a liberdade de mercado e, segundo Adam Smith, a economia se autorregularia.

Com base na teoria estudada e na leitura do texto: “O modelo de estado brasileiro contemporâneo: um enfoque crítico”, disponível no link http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11257&revista_caderno=9 , responda a pergunta que segue:

Questão

O texto apresenta três modelos de Estado. Qual modelo caracteriza o Estado brasileiro? Justifique sua resposta de forma fundamentada em um texto de no mínimo 10 linhas.

Resposta: De acordo com o texto “O modelo de estado brasileiro contemporâneo: um enfoque crítico”, de Priscilia Sparapani, o modelo de Estado que caracteriza o Estado brasileiro é o Estado social. No entanto, para a autora, nos dias de hoje coexiste a mescla do Estado social - que interfere nas atividades dos indivíduos a fim de realizar o bem comum e o interesse público - com o modelo de Estado que privilegia a livre iniciativa e a livre concorrência (Estado Subsidiário). Para ela, apesar da reforma dos anos 90 tornar contemporânea a forma de Estado social com certas diretrizes do Estado subsidiário ou neoliberal, tal evento não transformou o Brasil neste último, coexistindo nos dias de hoje, a mescla do Estado garantidor dos direitos sociais com o Estado fomentador e regulador.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com