TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre o tema "Idéias da juventude"

Ensaio: Respostas às perguntas sobre o tema "Idéias da juventude". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2014  •  Ensaio  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Quais são as visões de senso comum acerca da juventude? Justifique.

As visões de senso comum são: O desinteresse pela política e pela religião, a recusa do trabalho e o consumismo. O senso comum também tende a vincular a violência urbana à juventude, por esta razão, os jovens são frequentemente vistos como problema para a sociedade. Por que pela sociedade, a juventude em sua maioria é vista como hedonista, que designa uma atitude de vida voltada para a busca egoísta de prazeres momentâneos ou passageiros.

2- O que caracteriza a juventude para a sociologia?

Juventude é uma categoria construída socialmente por meio de tradições e convivências, ou seja, é algo que foi surgindo com o tempo. Aplicando um exemplo que traduz o conceito de uma construção social é o uso de roupas, afinal é um termo correto para nossa sociedade, mas não podemos afirmar quem o inventou e nem quando a data exata em que surgiu.

3- O que significa dizer que a categoria juventude é socialmente variável? De um exemplo.

Conceitos sociais não são iguais em todos os lugares, na verdade o mais comum é que as pessoas tenham visões diferentes sobre eles. Os conceitos também podem variar em uma mesma sociedade, por esse motivo é chamado de “socialmente variável", pois variam de acordo com os costumes, culturas e afins. A religião é um grande exemplo; no Brasil podemos encontrar indivíduos que pertencem ao cristianismo, evangelismo,budismo e outras religiões.

4- Quando surgiu a ideia de juventude? Como isso aconteceu?

A ideia de juventude começou a surgir em meados do século XVIII em um processo de transição de modelo social, nesse processo torna-se presente o surgimento da família através da propriedade privada e da escola. Na família passou a aprender conceitos e a formar os indivíduos para a sociedade. Se antes a criança já trabalhava sem restrição alguma, agora ela precisaria se formar como individuo ideal para o mercado de trabalho, é ai que se faz necessária a presença da escola.

5 - Relacione o sistema capitalista à ideia de juventude. Como a mudança do sistema produtivo influencia o desenvolvimento da categoria juventude?

A estetização da realidade ressalta a importância do estilo, principalmente entre os jovens, numa procura constante por modas novas, estilos novos, sensações e experiências novas, incentivada pela dinâmica do mercado capitalista. O que se observa a partir desses anos é uma diversidade de modos de vestir, de falar, de divertir, de estabelecer relações, sempre articulados em torno de gostos musicais próprios, de tal forma que os indivíduos constroem-se como objeto de arte da rua, como ícones públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com