TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Capítulos Livro: Revolução Dos Bichos.

Artigo: Resumo Capítulos Livro: Revolução Dos Bichos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  37.662 Visualizações

Página 1 de 7

LIVRO “A REVOLUÇÃO DOS BICHOS”

Autor: George Orwell

Ano: 1944

Resumo:

Capitulo 1:

Senhor Jones era dono de uma granja, chamada "Granja do Solar". Os animais de lá estavam agitados para ouvir um porco, o Velho Major. Todos estavam presentes, exceto Moisés; corvo domesticado. Velho Major começou então uma reflexão sobre a vida dos animais, mostrando que o homem era um grande inimigo, já que o produto do trabalho dos animais vai todo para o ser humano. Velho Major tinha sonhado com o mundo quando o homem desaparecer, por isso, resolveu realizar a conversa.

Capítulo 2:

O Velho Major faleceu e a liderança dessas conversas passou para outros três porcos. Então, eles organizaram o pensamento do Major num sistema chamado "Animalismo". Alguns animais começaram a discordar das ideias porque não queriam perder algumas mordomias em nome da liberdade. Moisés dizia aos animais que existia um lugar após a morte chamado “Montanha do Açucar” que era perfeito, o que fez com que os animais se agitassem mais ainda. Após um tempo, Jones entrou em falência e começou a maltratar os animais, abrindo espaço para a Revolução. Os bichos colocaram todos da granja para fora, e fizeram da casa grande um museu, mudaram o nome Granja do Solar para "Granja dos Bichos" e criaram os 7 mandamentos do Animalismo:

"1. Qualquer coisa que andesobre duas pernas é inimigo.

2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.

3. Nenhum animal usará roupas.

4. Nenhum animal dormirá em cama.

5. Nenhum animal beberá álcool.

6. Nenhum animal matará outro animal.

7. Todos os animais são iguais."

"Quatro pernas bom, duas pernas ruim" passou a ser repetido constantemente pelas ovelhas. E algo estranho aconteceu: durante um dia de colheita, o leite das vacas desapareceu da granja.

Capítulo 3:

Então, os bichos começaram a colheita muito mais proveitosa do que a realizada por Jones. A discórdia, as mordidas, o ciúme, coisas normais dos velhos tempos haviam desaparecido. Aos domingos os bichos realizavam uma cerimônia, com o hasteamento da bandeira, uma assembleia geral, o hino e, posteriormente, um momento de recreação. Após uns dias, foi descoberto que o leite roubado estava misturado à comida dos porcos, demonstrando o começo de atitudes autoritárias e egoístas.

Capítulo 4:

Os porcos contaram as pombas sobre a revolução com o intuito de espalhar a história para as granjas vizinhas. Os donos das outras granjas inventavam histórias horríveis sobre a Granja dos Bichos para acalmar seus animais. Mesmo assim, a ideia de Revolução foi se espalhando pela Inglaterra e os proprietários maltratavam seus bichos mais agitados. Jones, com a ajuda de outros homens,tentou recuperar a granja. Houve um conflito. Uma ovelha morreu durante a batalha, mas os animais venceram, dando o nome para a batalha de “Batalha do Estábulo”.

Capítulo 5:

A terra dura em janeiro não permitia o trabalho no campo o que dificultou as coisas. Além disso, Bola-de-neve e Napoleão, dois dos porcos líderes, sempre discordavam. A mais séria discussão foi a respeito da construção de um moinho de vento. Bola-de-neve foi expulso pelos cães criados por Napoleão, que assumiu a liderança e decidiu tomar todas as decisões. E então, Napoleão que era contra o progeto, decidiu construir o moinho alegando ser ele, o criador da idea dessa contrução.

Capítulo 6:

Napoleão ordenou que os bichos também trabalhassem aos domingos. O moinho começou a ser construído. Os animais começaram a sentir falta de algumas coisas que iam acabando e não podiam ser fabricadas na granja. Então, Napoleão decidiu fazer comércio com os seres humanos, o que inquietou os bichos. Jones começou a ter problemas com as bebidas alcóolicas e desistiu de tentar recuperar a granja. Depois de um tempo o “líder” e outros porcos começaram a habitar a casa grande e se levantavam uma hora mais tarde que os outros bichos. Garganta, porco que transmitia as mensagens de Napoleão, sempre acalmava os bichos, com inúmeros argumentos: o principal, de que deviam aceitar, casocontrário, Jones voltaria. O moinho foi destruído durante a noite. Napoleão colocou a culpa em Bola-de-neve e pediu a sentença de morte para o porco.

Capítulo 7:

O inverno foi rigoroso e trouxe escassez de alimentos, aumentando os boatos sobre a granja. Napoleão induziu o seu parceiro de comércio para divulgar uma impressão contrária. As galinhas, inconformadas da conversa com humanos, realizaram uma ação contra Napoleão que cortou a ração das galinhas, fazendo com que nove morressem. Sempre que algo de errado aparecia, a culpa ia para Bola-de-neve que, dessa vez, foi tachado de aliada de Jones. Em um dia, Napoleão forçou os bichos a confessarem que estavam do lado de Bola-de-neve e inúmeros animais foram executados. A repressão parecia maior do que nos tempos de Jones.

Capítulo 8:

Com o acontecimento, os animais se lembraram do sexto mandamento "Nenhum animal matará outro animal". Mesmo assim, Napoleão passou a ser chamando de “nosso líder", "o camarada Napoleão”, até um poema foi escrito a ele. Além disso, o moinho de vento foi concluído e chamado de “Moinho de Napoleão”. Houve uma grande confusão com os comerciantes o que ocasionou uma batalha com os homens de outras granjas, chamada de "Batalha do Moinho de Vento", isso porque o moinho foi destruído com uma bomba pelos homens. Morreram uma vaca, três ovelhas, dois gansos emuitos estavam feridos, mas os bichos venceram novamente. Napoleão criou uma nova comenda, a "Ordem da Bandeira Verde". Os porcos encontraram na casa grande uma caixa de uísque os outros animais se lembraram do quinto mandamento: "Nenhum animal beberá álcool".

Capítulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com