TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro o segredo de luisa

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 6

Luisa tinha um sonho em abrir sua própria fabrica de goiabada em sua cidade. Ela tinha bem clara a sua percepção dos caminhos que ia percorrer.

Mas ela percebeu que havia muitas duvidas em consegui alcançar o sucesso, e com esses vários questionamentos que ela se fazia pra si mesma deixava mais confusa.

Para realizar seu sonho ela fez um plano de negocio com seu professor Sr. André, ele orientou a mesma a elaborar um cronograma para se organizar e planejar suas ações, para colocar em ordem suas prioridades.

Ela observou que marketing tem o papel fundamental para obter o lucro. E após conversar com alguns consumidores no mercado e mercearia, teve uma ideia inicial de como seria o formato do produto.

No marketing Luisa conheceu os 4 As e o significado de cada um deles:

Analise – para reduzir os riscos das decisões. Estuda a oportunidade, mudança do mercado e as ameaças.

Adaptação – necessidades dos clientes estuda preço embalagem entre outros.

Ativação – consiste na publicidade, logística e venda pessoal.

Avaliação – tem sob-controle a relação do custo e beneficio das atividades.

E também conheceu os 4 Pês:

Produto e Preço – ter qualidade preços acessíveis solicitados pelos clientes.

Promoção e Ponto - conhecer e saber as necessidades dos consumidores atingir o potencial dos clientes.

Foi realizada uma pesquisa de mercado para testar as reações do consumidor se seria positiva ou negativa.

Após essas informações valiosas em suas mãos Luisa já sabia qual seria o seu diferencial do produto, o publico alvo seria estudados, para desenvolver seu produto, com qualidade e do gosto do cliente. Sem deixar de esquecer o sabor caseiro e o valor nutricional, com o diferencial das demais marcas.

Luisa começou a estudar a e conhecer os fornecedores cliente e os concorrentes, com algumas duvidas começo assombra-la, mas sempre com o pensamento positivo, e colocou em pratica suas ideias.

Ela comprou goiabada da concorrência para pegar o endereço e dos fabricantes. Luisa fez um relatório de pesquisa para a concorrente, fornecedores, marketing e cliente. E elaborou um roteiro de entrevista sobre a concorrência, fornecedores, marketing e cliente.

No relatório Luisa frisou os pontos fortes e fracos, estratégias de marketing, custo benefícios e características da concorrência e fornecedores, essas foram às informações que faziam a diferencia para seu produto.

Com a pesquisa pronta da concorrência e fornecedores o próximo passo foi fazer a pesquisa junto aos clientes, o próximo passo seria verificar os venderes para analisar as ofertas dos produtos.

Com a possibilidade direta de distribuição como supermercados, cantinas, sorveteria, docerias esse seria um diferencial da concorrência referente a vendas.

A pesquisa com os clientes seria fundamental, pois as opiniões são valiosas para deixar o produto do jeito que o consumidor gosta, formado, sabor, suas preferência, etc. Ouviu as sugestões dos consumidores.

Luisa ficou como uma duvida pra que serve o plano de marketing? Ela foi até o Professor Pedro para tirar essa duvida com ele. Pedro explicou que objetivo do plano de marketing e para definir quais são as atividades que a empresa vai desenvolver, nas principais áreas durante o período especifico de tempo. Para desenvolver o objetivo de marketing pode ser difícil, mas precisa ser realizada para alcançar o objetivo.

É necessário testar o produto antes de lançar, definir preço, promoção como seria a distribuição. Para testar o produto ela deixou pequenas quantidades de goiabada nas lojas para colher as sugestões do próprio varejista assim definir a aceitação do produto.

Na apresentação do produto Luisa a comercialização do produto, tabletes de 50 gramas, vendidas em caixa como chocolates, com 10 unidades. E para a família como o diferencial da goiabada tradicional de 500 a 1.000 gramas, e outra versão light.

Luisa já possui em mão a forma do produto, o público-alvo, a marca, o nome do produto, a embalagem com facilidade em abrir, a qualidade. Foi definido o valor, o desconto para estimular a compra.

A propaganda e a promoção escolhida feita por Luisa foi a degustação realizada nos estabelecimento, distribuição de panfletos com as informações da goiabada e amostra-gratis.

Luisa estava feliz com o desenvolvimento que sua empresa, com isso ela fez um curso de empreendedora e o desenvolvimento social. Com isso ela soube a diferencia do crescimento econômico e desenvolvimento social.

Foi realizada a classificação dos gastos em custo, despesas, para saber o impacto no lucro.

Os riscos da inauguração do produto e aceitação do consumidor, mas como Luisa fez as pesquisas com a coerência, com os consumidores finais aceitou as sugestões ela estava mais tranquila na aprovação do produto.

Luisa já estava quase tudo pronto para a inauguração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com