TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Ciências Políticas

Por:   •  11/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

CIÊNCIAS POLÍTICAS

Resumo dos Itens 1.6, 2, 2.1, 2.2, 3, 3.1, 3.2, 3.3

CIÊNCIAS POLÍTICAS 30 hs/Aula

1ª FASE / 2º SEMESTRE 2010

FASC – Faculdade de Santa Catarina

Professor: RICARDO

ricardoprofessor@hotmail.com

(48) 9980-1001

Alunos: Rickson Vilmar Coelho

Lourival José da Silva

Leandro Ramos Fernandes

Catherine Wisbeck

“Só Alegria e Felicidade”

Horário das Aulas: Segundas-feiras, das 10h05min às 11h20min.

Política Neoliberal Versus Globalização

A nova ordem mundial, o Neoliberalismo e a Globalização, trazem consigo consequências que fazem com quem o Estado entre em crise. Essa nova tendência agrava mais os problemas sociais e fazem com que as desigualdades aumentem. Não podemos negar que os planos de estabilização trouxeram uma relativa tranquilidade, porém sucedido de recessão.

Infelizmente, atualmente, os Estados nacionais não conseguem governar para a sociedade, como deveria, mas sim governa para o mercado porque grande parte é gasto com juros, etc.

Direito na Sociedade

Natureza e Função do Direito

A sociedade é caracterizada pelos elementos materiais, formais e finalísticos. E é apenas na relação entre estes elementos que a natureza e a função do Direito podem ser compreendidas. O Direito nada mais é do que um instrumento para a manutenção da ordem, as leis servem para aprimorar a sociedade, rumo aos objetivos que se consideram mais importantes.

Evolução do Direito

A Democracia moderna contribuiu muito para que o Direito passasse a exprimir uma noção de igualdade. O que não acontecia quando da sua ausência, onde em suas origens, as relações sociais eram baseadas na força, e, até então, refletia uma profunda desigualdade entre as pessoas.

Os Direitos Humanos na Sociedade

Natureza e Função dos Direitos Humanos

Atualmente a visão sobre o ser humano é a de que se reconhece que ele é portador de desejos e potenciais que merecem ser protegidos, limitando-se até onde não prejudique os interesses de outras pessoas. Essa proteção deve ser garantida pelo Estado, através de políticas sociais, aplicadas com racionalidade e justiça.

Lutas Pelos Direitos Humanos

Os Direitos Humanos implicam, basicamente, na dignidade inerente às pessoas. Para que isso se tornasse eficaz foi necessário a implantação de grupos sociais que defendessem esse pensamento, nos quais são mais visados os grupos mais vulneráveis como negros, índios, mulheres, etc. Porém ainda há uma resistência muito grande para que esses direitos sejam respeitados. De fato, ainda existem parcelas da população que, desprovidas de riquezas e educação, não conseguem acesso à justiça, ou são negligenciadas pelas autoridades judiciais.

Direitos Humanos e Função Social do Direito

Afirmar os Direitos Humanos significa sugerir que o Direito tem uma função social. Sendo que esta função é, basicamente, fomentar o respeito pelo ser humano e pelo planeta também, pois este inclui todas as espécies vivas que estão diretamente relacionados ao homem. É através dos Direitos Humanos que o Direito reencontra a sua missão primordial, que é implementar a justiça nas relações humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com