TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Ciencia Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Ciencia Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  2.728 Palavras (11 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 11

Unidade II

5 A GLOBALIZAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Nesta unidade, nosso objetivo será compreender a partir de diversos ângulos o fenômeno daglobalização e refletir sobre seus impactos na economia e nas novas formas de sociabilidade.

Assim, partimos da seguinte indagação: qual é a influência que a globalização exerce sobre o mundo atual?

O que contemporaneamente chamamos de globalização é compreendido por Ortiz (1994) comoum processo de mundialização do capitalismo, que envolve uma grande diversidade de aspectos denatureza cultural, social, econômica e política.

O capitalismo passou por uma série de transformações no final do século XX, marcadas por umaliberalização comercial que levou a uma maior abertura das economias nacionais, resultando em mudançasnos processos de trabalho, nos hábitos de consumo, nas configurações geográficas e geopolíticas e nospoderes e práticas do Estado.

A globalização do mundo expressa um novo ciclo de expansão do capitalismo como modode produção e ação civilizatória de alcance mundial (ORTIZ, 1994). No cotidiano, a globalização semanifesta de maneira mais visível nas mudanças tecnológicas e nas alterações nos processos de trabalhoe produção.

Barbosa (2003) define globalização como uma:Expansão dos fluxos de informações – que atingem todos os países, afetandoempresas, indivíduos e movimentos sociais –, pela aceleração das transações econômicas – envolvendo mercadorias, capitais e aplicações financeiras queultrapassam as fronteiras nacionais – e pela crescente difusão de valorespolíticos e morais em escala universal (BARBOSA, 2003, p. 13).

Sob a perspectiva social, a globalização tem proporcionado fluxos migratórios em todas as direçõese tem possibilitado também uma tentativa dos países avançados de impedir a entrada e permanênciaem seus territórios de povos que fogem da miséria e das guerras pelo mundo.

Nesse surto de universalização do capitalismo, o desenvolvimento adquire novo impulso a partir dasnovas tecnologias, da criação de novos produtos e da mundialização dos mercados.

A globalização é marcada pela transição de um modelo de organização fordista, onde a produção éorganizada em grandes unidades fabris utilizando intensa divisão do trabalho, para um modelo toyotista,caracterizado pelo trabalho em equipe e o qual Harvey (2005) denomina passagem para um regime deacumulação flexível.

Eis algumas características do regime de acumulação flexível:

• Flexibilidade dos processos de trabalho, dos produtos e dos padrões de consumo;

• Ampliação do setor de serviços;

• Níveis relativamente altos de desemprego estrutural;

• Rápida destruição e reconstrução de habilidades e ganhos modestos;

• Retrocesso do poder sindical.

Unidade II

5.1 A globalização comercial e financeira

A mundialização dos mercados envolve uma ampla redistribuição das empresas por todo o mundo. Asempresas passam por esse processo para se adaptarem às novas exigências de produtividade, agilidade,capacidade de inovação e competitividade.

A globalização envolve uma ampla transformação na esfera do trabalho, pois modificam-se astécnicas produtivas e as condições jurídicas, políticas e sociais. A procura por mão de obra barata fazcom que as grandes companhias busquem força de trabalho em todos os cantos do mundo, levando odesemprego à escala global.

As empresas transnacionais operam em todo o planeta. Elas vendem as mesmas coisas emtodos os lugares através da criação de produtos universais. Leiam a exemplificação mencionadapor Barbosa:

As empresas multinacionais dominam a produção de vários setores,

desde os mais sofisticados, como automóveis (GM, Volkswagem,

Fiat), eletroeletrônicos (Eletrolux, Sony, Philips), computadores

(Compaq, IBM, Dell), telefones celulares (Ericsson, Motorola, Nokia),

até os tradicionais, como alimentos (Danone, Parmalat, Nestlé), tênis

esportivos (Nike, Reebok), e produtos de higiene e limpeza (Colgate,

Unilever e Procter & Gamble), passando pelos setores de serviços

de ponta como telecomunicações (Telefonica, MCI, British Telecom)

até chegar a serviços tradicionais como cadeias de fast-food

(McDonald’s, Pizza Hut), videolocadoras (Blockbuster) e comércio

varejista (Carrefour), ou mesmo em setores em que a sua presença

era rara até os anos 1990, como nos salões de beleza (Jean Louis

David) ou no saneamento básico (Lyonnaise dês Eaux e Águas de

Portugal) (BARBOSA, 2003, p. 55).

Para os executivos das grandes companhias, há a necessidade de distanciamento de suas culturasparticulares e o comprometimento se volta para a competição global. A busca por eficiência eprodutividade se torna uma obsessão social (ORTIZ, 1994).

O sistema financeiro global passou por uma reorganização. Ao lado da acelerada mobilidade geográficade fundos, os mercados futuros, de ações e de acordos de compensação recíproca de taxas de juros emoedas significaram a criação de um único mercado mundial de dinheiro e crédito (HARVEY, 2005).

Desse modo, o sistema financeiro mundial fugiu do controle coletivo, o que levou ao fortalecimento docapital financeiro.

73

NCIAS SOCIAIS

Observação

O número de fusões e aquisições envolvendo empresas de várias partes

do mundo está crescendo. Elas procuram conquistar um mercado cada vezmais amplo.

Por não estarem concluídas, há a dificuldade de captar-se a natureza das mudanças que estamosvivenciando. Há tanto análises que enfatizam os elementos positivos quanto outras que se voltam paraos aspectos negativos desse processo.

5.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com