TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Ciências Sociais

Exames: Resumo Ciências Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  4.581 Palavras (19 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 19

OS CONCEITOS DE INDIVÍDUO E SOCIEDADE PARA AS CIÊNCIAS SOCIAIS

As Ciências Sociais, compreendem o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, da Sociologia e da Ciência Política.

A Sociologia tem como objeto de estudo a sociedade, com ênfase nas suas diferentes formas de organização, bem como nos processos que interligam os indivíduos em grupos e instituições.

O olhar antropológico privilegia os aspectos culturais da sociedade, como costumes, crenças e valores morais dos diferentes de grupos e comunidades. Sua abordagem possui um caráter integrativo, cuja propósito é não “parcelar o homem”.

Na Ciência Política, analisam-se as questões ligadas às instituições do poder, como a sua origem, manutenção, distribuição, transferência, ou perda.

“Sem dúvida temos consciência, ao mesmo tempo, de que esse abismo entre os indivíduos e a sociedade não existe na realidade. Toda sociedade humana consiste em indivíduos distintos e todo indivíduo humano só se humaniza ao aprender a agir, falar e sentir o convívio com outros.” (Elias, Norbert. A Sociedade dos Indivíduos, pg. 67).

O ofício de sociólogo”: objeto e método das Ciências Sociais.

Ao observar os fenômenos sociais somos levados a nos confrontar com nossas próprias posições, nossos valores, nossa visão de mundo, que interferem na nossa pesquisa. Nossa fala, nossos gestos, nosso modo de ser e de agir revelam o tipo de socialização que tivemos e que influencia em nossa visão de mundo.

“Abordagens teóricas são como lentes de aumento, que nos ajudam a ver e compreender melhor certos aspectos da realidade.” (Santos, Myriam Sepúlveda dos. Memória Coletiva e Teoria Social, pg.

O objeto e o método das Ciências Sociais

As ciências naturais e exatas estudam fatos simples, ou seja, eventos que são facilmente isoláveis recorrentes e sincrônicos. Nestes casos há uma distância significativa entre o cientista e o seu objeto de pesquisa. Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos, que chegarão a resultados iguais.

A matéria prima da ciência natural, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. (Da Matta, Roberto. Relativizando, pg. 17)

Já as Ciências Sociais estudam fenômenos complexos, situados em planos de causalidade, cuja determinação pode ser consideravelmente varada.

Um bolo pode ser comido porque se tem fome, mas também pode ser comido por motivos sociais, como comemorar uma festa, demonstrar solidariedade, lembrar de uma determinada data e, ainda, por todos estes motivos juntos. (Da Matta, Roberto. Relativizando, pg. 18).

A matéria prima das Ciências Sociais, assim, são eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados tendo, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator. (Da Matta, Roberto. Relativizando, pg. 18).

Ao observar os fenômenos sociais somos levados enfrentar nossa própria posição, nossos valores, nossa visão de mundo que interfere na nossa pesquisa.

O problema não é o de somente reproduzir e observar o fenômeno, mas substancialmente o de como observá-lo. (Da Matta, Roberto. Relativizando, pg. 22).

O método de pesquisa das Ciências Sociais

Os indicadores e a construção de conceitos Em sentido figurado, podemos dizer que os conceitos são as ferramentas de trabalho, como o binóculo ou a bússola, enquanto as técnicas de pesquisa são as instruções para o uso correto desses instrumentos. Existe, portanto, uma relação direta entre os conceitos e o modo de abordar a realidade, observada a partir dos indicadores escolhidos pelo pesquisador.

A análise antropológica da cultura

O conceito antropológico de cultura

Edward Tylor foi um dos primeiros antropólogos a sistematizar o conceito de cultura. Segundo este autor, em seu trabalho intitulado Primitive Culture, de 1871, a cultura poderia ser definida como todo aquele conjunto de conhecimentos, que inclui crenças, arte, moral, lei, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de um grupo ou sociedade.

A origem da cultura

Segundo o antropólogo norte-americano, Leslie White, a capacidade de produzir cultura se dá quando o cérebro do homo-sapiens foi capaz de gerar símbolos, com significados próprios.

A abordagem antropológica e as práticas etnográficas

• A abordagem antropológica é caracterizada pela observação direta, por impregnação lenta e contínua dos grupos sociais estudados, com os quais são mantidas relações pessoais.

• A experiência da alteridade trouxe como consequência uma modificação a imagem que se tinha sobre si memo. (Laplantine, François. Aprender Antropologia

A cultura condiciona a visão de mundo do homem

Segundo Ruth Benedict, a cultura é como a lente, através da qual o homem vê o mundo.

A diversidade cultural

Indivíduos de culturas diferentes podem ser facilmente identificados. Isto se dá pelo seu modo de agir, suas roupas (ou pela ausência delas), os alimentos selecionados e, de um modo mais evidente, a partir das próprias diferenças linguísticas.

O RELATIVISMO CULTURAL

“A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence (Laraia: 2005; pg. 87.)”

Etnocentrismo

O etnocentrismo é um fenômeno universal. Os indivíduos vêem o mundo através de sua cultura e têm a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.

O equívoco das visões deterministas sobre a cultura

O determinismo biológico

Muitos ainda acreditam nas velhas, persistentes e incorretas teorias que atribuem capacidades inatas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com